Alfabetização e Letramento | Pós-graduação Presencial
Sobre o curso
Dados recentes de pesquisas educacionais revelam que o analfabetismo e o analfabetismo funcional ainda são problemas persistentes no Brasil. Essa realidade exige profissionais da educação que não apenas dominem as técnicas de alfabetização, mas que também compreendam o letramento em sua complexidade, preparando os alunos para o uso efetivo da leitura e da escrita em diversas práticas sociais.
Além disso, as discussões sobre políticas educacionais e as demandas por uma educação mais inclusiva e equitativa apontam para a necessidade de educadores atualizados com as novas diretrizes e preparados para implementar práticas pedagógicas inovadoras. A formação continuada, como a oferecida por um curso de pós-graduação, surge como um espaço fundamental para a reflexão crítica sobre a prática docente e para o desenvolvimento de competências que atendam às demandas do século XXI.
Nesse contexto, um curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento se justifica pela sua capacidade de proporcionar aos educadores uma formação teórica e prática aprofundada, preparando-os para enfrentar os desafios da educação brasileira e para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e letrada.
Objetivos
• Geral: Especializar profissionais da educação e áreas afins no campo da Alfabetização e do Letramento, proporcionando o aprofundamento teórico-prático necessário para a atuação qualificada.
• Específicos:
a- Compreender os fundamentos teóricos que sustentam os processos de alfabetização e letramento.
b- Analisar os processos cognitivos envolvidos na aquisição da leitura e da escrita.
c- Conhecer e aplicar diferentes metodologias e práticas de alfabetização.
d- Compreender as múltiplas dimensões do desenvolvimento do letramento.
e- Desenvolver habilidades para a avaliação e intervenção psicopedagógica em dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita.
f- Explorar tópicos especiais relevantes para a área, como inclusão e tecnologias digitais.
Público-Alvo
Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e demais profissionais interessados na temática da alfabetização e do letramento.
Profa. Me. Elisângela Dias Scamardi
Profa. Dra. Silvia Piedade de Moraes
Profa. Me. Juliana Portella de Freitas
Profa. Me. Luciana Patrocínio de Brito
Prof. Dr. Henri de Carvalho
Profa. Dra. Tatiana Lima de Almeida
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Infraestrutura
Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².