História | Licenciatura Presencial
Nos últimos anos, as bases legais para as licenciaturas (formação de professores) sofreram várias reformulações que provocaram a reflexão acerca do papel das instituições formadoras. O cuidado para com a construção das 'competências' na relação dos sujeitos e os novos meios 'técnicos informacionais', a análise e o uso das estéticas, bem como a formação política do educador despertaram, na FIG-UNIMESP, a urgência de reestruturar a matriz curricular do Curso Superior de Graduação para a Licenciatura em História.
Entendendo que a Educação é uma prática humanamente social e, por isso, histórica, esta Instituição de Ensino forma profissionais para lidar com as dificuldades desafiadoras do mundo contemporâneo e as expectativas causadas pelo alargamento do campo profissional do historiador-professor.
Ao abolir a perspectiva da História somente como disciplina direcionada ao estudo de fatos e feitos heroicos, a formação, aqui ofertada, propicia o desenvolvimento da habilidade em distinguir os tempos históricos por meio de seus diferentes indícios, materiais e imateriais. Tais indícios revelam a ação dos sujeitos da história também no cotidiano das múltiplas temporalidades. Por esta via, nosso curso de Graduação em História visa aguçar, no estudante universitário, a percepção científica, ou seja, sua postura de pesquisador - porque não se faz professor sem adquirir competência e habilidade de conhecer e produzir conhecimento - e em sua postura de educador.
É com esta compreensão que ofertamos o curso de Licenciatura em História com vistas à formação de professores para o exercício em Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Diferencial
O Centro Universitário FIG-UNIMESP, a primeira instituição de Ensino Superior de Guarulhos, dispõe de um Campus com mais de 30000 m2 de área, 2 auditórios que comportam mais de 1200 pessoas, salas amplas e bibliotecas portando acervos físicos e virtuais com milhares de títulos atualizados e de fácil acesso para pesquisas, consultas a obras complementares sugeridas na bibliografia das ementas e do plano de aula.
O curso de História, na modalidade semi-presencial (40% EAD) oferecido pela FIG–UNIMESP, apresenta uma grade curricular moderna e atualizada, além de manter um corpo docente formado por Doutores, Mestres e Especialistas atuantes na profissão seja por suas pesquisas ou trabalhos correlatos aos ambientes escolares. O ponto forte do curso de História é a representatividade dos profissionais formados desde 2006 e que se destacam no mercado de trabalho, apresentando conhecimento, preparo e um excelente repertório de atuação profissional e acadêmica.
Mercado
O profissional formado em História, poderá atuar em ambientes escolares, e não escolares tais como: museus; arquivos; centros de memória; meios de comunicação; organizações ligadas ao meio ambiente, ao patrimônio, à história da tecnologia e das artes; em organizações não governamentais, assim como naquelas voltadas aos problemas da comunidade. Contudo, a ideia mais evidenciada do curso tende para os ambientes escolares e, sobretudo, independentemente do ambiente, objetiva facilitar, melhorar e incrementar os processos de ensino aprendizagem de História a pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos em escolas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA, públicas e privadas.
Perfil do Egresso
O licenciado em História estará habilitado à função profissional nos âmbitos do ensino e da pesquisa, com a expertise de conteúdos e práticas pertinentes ao conhecimento histórico, seja para a produção de seu conhecimento científico, seja para o seu ensino.
O egresso licenciado pela graduação em História, por sua formação acadêmica, deve estar provido de meios que o possibilitem conhecer habilmente as diversas compreensões teórico-metodológicas bem como as tantas ponderações analíticas sobre objetos peculiares da produção do saber e da investigação histórica.
O licenciado em História dar-se-á para a realização e transmissão do conhecimento histórico, onde o saldo - aporte teórico, metodológico e historiográfico - deve ser congregado ao ensino de História para os Ensinos Fundamental II e Médio, permitindo seu incentivo e promoção qualitativa. Além disso, o egresso estará capacitado para o ensino em cursos preparatórios para vestibulares e concursos de forma geral, igualmente, o licenciado em História será capaz de atuar em coordenações e orientações pedagógicas na esfera das escolas e em consultorias fora dela.
# | 10 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS E TEORIAS DA HISTÓRIA | 80 |
2 | HISTÓRIA ANTIGA I (DA HOMINIZAÇÃO ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES) | 80 |
3 | HISTÓRIA ANTIGA II (GRECIA E ROMA) | 80 |
4 | HISTÓRIA DA ARTE I | 40 |
5 | METODOLOGIA DE ESTUDOS E TEXTUAL ACADÊMICA I | 40 |
6 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 |
# | Carga Horária Total | 400h |
# | 20 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | HISTÓRIA, IDENTIDADE E ALTERIDADE | 40 |
2 | HISTÓRIA MEDIEVAL ORIENTAL | 80 |
3 | HISTÓRIA MEDIEVAL OCIDENTAL | 80 |
4 | HISTÓRIA DA ARTE II | 40 |
5 | METODOLOGIA DE ESTUDOS E TEXTUAL ACADÊMICA II | 40 |
6 | ESTUDOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | 40 |
7 | EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 |
# | Carga Horária Total | 400h |
# | 30 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | HISTÓRIA MODERNA I (SÉCULOS XV E XVI) | 80 |
2 | HISTÓRIA DA AMÉRICA I (POVOS ORIGINÁRIOS DA AMÉRICA LATINA) | 80 |
3 | HISTÓRIA DA AMÉRICA DO NORTE (SÉC. XVI AO XVIII) | 40 |
4 | HISTÓRIA DO BRASIL I (HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA E AFRICANA) | 80 |
5 | HISTÓRIA E GEOGRÁFIA HUMANA | 40 |
6 | METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 40 |
7 | DIDÁTICA: CONCEPÇÃO, ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS | 40 |
# | Carga Horária Total | 400h |
# | 40 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | HISTÓRIA MODERNA II SÉCULOS XVII E XVIII | 40 |
2 | HISTÓRIA DA AMÉRICA II (ESTRUTURA COLONIAL ESPANHOLA) | 40 |
3 | HISTÓRIA DO BRASIL II (EMPRESA COLONIAL, EXPANSÃO TERRITORIAL E DECLÍNIO DA MINEIRAÇÃO) | 80 |
4 | HISTÓRIA E ESPAÇO GEOGRÁFICO | 40 |
5 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
6 | EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO E DIVERSIDADE | 40 |
7 | TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO | 40 |
8 | AVALIAÇÃO E CURRÍCULO | 80 |
# | Carga Horária Total | 400h |
# | 50 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | HISTÓRIA CONTEMPORNEA I (REVOLUÇÕES E IMPERIALISMO) | 80 |
2 | HISTÓRIA DA AMÉRICA III (INDEPENDENCIAS -SEC. XVIII-XIX) | 80 |
3 | HISTÓRIA DO BRASIL III (CRISE, REVOLTAS COLONIAIS, INDEPENDÊNCIA E IMPÉRIO) | 80 |
4 | HISTÓRIA E URBANIDADE: ABORDAGENS GEO-HISTÓRICAS | 40 |
5 | ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO | 40 |
6 | PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | 40 |
7 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 40 |
# | Carga Horária Total | 400h |
# | 60 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II (DA BELLE EPOQUE À 2ª GUERRA MUNDIAL) | 40 |
2 | HISTÓRIA E RURALIDADE BRASILEIRA: ABORDAGENS GEO-HISTÓRICAS | 40 |
3 | HISTÓRIA DO BRASIL IV (1889-1945) | 80 |
4 | HISTÓRIA DA AMÉRICA IV (CAUDILHISMO E LUTAS SOCIAIS) | 80 |
5 | HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA I | 80 |
6 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 80 |
# | Carga Horária Total | 400h |
# | 70 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | HISTÓRIA CONTEMPORNEA III (GUERRA FRIA) | 40 |
2 | HISTÓRIA DA AMÉRICA V (SUBDESENVOLVIMENTO E IMPERIALISMO) | 40 |
3 | HISTÓRIA DO BRASIL V (1946-1988) | 80 |
4 | HISTÓRIA E CULTURA BRASILEIRA II | 40 |
5 | MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 80 |
6 | METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA: ENSINO FUNDAMENTAL II, MÉDIO E EJA | 80 |
7 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 40 |
# | Carga Horária Total | 400h |
# | 80 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | HISTÓRIA GERAL DO TEMPO PRESENTE (NOVA ORDEM MUNDIAL, NEOLIBERALISMO E SOCIEDADE) | 40 |
2 | HISTÓRIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS | 80 |
3 | HISTÓRIA DO BRASIL VI (ECONOMIA E SOCIEDADE NEOLIBERAL) | 80 |
4 | HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA | 80 |
5 | GESTÃO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO | 40 |
6 | LIBRAS | 40 |
7 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 40 |
# | Carga Horária Total | 400h |
Coordenação
Caso precise falar com a coordenação do curso, utilize o e-mail abaixoHenri Carvalho
CoordenadorInforme seus dados abaixo para visualizar o valor do curso.
Infraestrutura
Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².