Neuropsicopedagogia | Pós-graduação Presencial
Público-Alvo
Profissionais graduados em Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, sobretudo, Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores, Supervisores e Orientadores Escolares, entre outros profissionais que tenham interesse em se especializar na área de Neuropsicopedagogia.
Objetivo
A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que integra conhecimentos das Neurociências aplicadas à educação, estabelecendo conexões com a Pedagogia e a Psicologia. Seu objeto de estudo é a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, considerando uma perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.
Os principais objetivos incluem:
- Compreender o funcionamento do sistema nervoso e sua relação com o aprendizado.
- Desenvolver estratégias de ensino para diferentes perfis de alunos.
- Atuar na inclusão educacional, ajudando estudantes com dificuldades cognitivas.
- Aplicar metodologias neurocientíficas para melhorar o desempenho acadêmico.
Disciplinas
- Neurociências do desenvolvimento e da aprendizagem – 40h
- Neurofisiologia e neuroanatomia funcional: transtornos e deficiências – 40h
- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem: Identificação e compreensão dos diferentes tipos de dificuldades e transtornos. – 20h
- Psicomotricidade – 20h
- Psicometria, estatística descritiva e inferencial: instrumentos avaliativos – 40h
- O Funcionamento Intelectual e Suas Alterações: cognição, funções executivas e linguagem, emoções, comportamento social e psicometria: instrumentos de avaliação neuropsicopedagógicos. - 40h
- Neuropsicopedagogia e Educação Especial: A atuação do neuropsicopedagogo na inclusão de alunos com deficiência e outras condições neuroatípicas. 40h
- Estágio: Avaliação Neuropsicopedagógica. – 60h
- Estágio: Intervenção Neuropsicopedagógica – 40h
- Trabalho de Conclusão de Curso – 40h
- Metodologias Ativas e Didática do Ensino Superior (Ead) – 20h
Carga horária total: 400h
Informações
Início das aulas: 06 de setembro
Horário: Das 8h às 17h, com intervalo para almoço
Formato: Aulas aos sábados - quinzenais.
Duração: 18 meses

Prof. Mestre Alexandre Augusto Pollon
Psicólogo Clínico, Supervisor Clínico e Especialista em Neuropsicologia. Atualmente, cursa o programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, em nível de doutorando, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp. Com experiência no atendimento a crianças, adolescentes e adultos, atua como psicólogo clínico e supervisor em Neuropsicologia Clínica. Além disso, é professor formador em Avaliação Psicológica e Instrumentos de Avaliação Neuropsicológica. Demonstra proficiência nos Instrumentos de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, assim como na ferramenta ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Sua prática em psicoterapia adota uma abordagem breve de orientação psicanalítica. Adicionalmente, realiza Avaliações Neuropsicológicas e elabora laudos, além de supervisionar alunos em Neuropsicologia.

Prof. Dra. Tatiana Lima de Almeida
Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestra e Doutora em Educação pela Unicamp, especialista em Neuropsicologia, pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental, em Neurociências Aplicada à Educação, em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD e em Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para a Educação à Distância pela UNIVESP. Atua como professora do ensino superior na FIG-UNIMESP. Professora em cursos de pós-graduação nas modalidades presencial e a distância, como psicóloga clínica, neuropsicóloga e conteudista de materiais didáticos em EaD. Coordenadora de grupo de estudos e pesquisa em Educação, Saúde e Neurociências, orientadora de iniciação científica PIBIC/CNPq, Lider de Grupo de Pesquisa CNPq - NEPSI - Grupo de estudos e pesquisa em educação, saúde e neurociências. Com experiência na área de Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Neuropsicologia, Psicologia da Educação, Políticas em Educação/Inclusão e Tecnologias Educacionais do Ensino à Distância.

Prof. Mestra Inda Lages Nascimento
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integral Diferencial (2011), especialização em Neuropsicologia pela UniChistus (2013) e mestrado em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC (2016). Atualmente é professora universitária da Fundação Santo André (FSA). Durante os anos de 2012 e 2014 foi representante regional no Piauí da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, além de editora de revista da mesma durante o mesmo período. Tem experiência nas áreas de avaliação neuropsicológica e docência do ensino superior, especialmente ministrando as disciplinas de bases neurais da aprendizagem, psicopatologia, técnicas de avaliação da inteligência, neuropsicologia, psicologia evolucionista, psicologia cognitiva, desenvolvimento infantil e adolescente, genética humana, neuroanatomofisiologia e análise experimental do comportamento.

Prof. Mestre Augusto Rodrigues Dias
Graduado em Psicologia pela Universidade Guarulhos (1991), possui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Guarulhos – UnG (1998) e Educação a Distância pelas Faculdades Senac – Florianópolis (2009). É Mestre em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (2005). Atua na docência de Cursos de Psicologia desde 1998, ministrando as disciplinas relativas à Área de Avaliação Psicológica. Psicodiagnóstico e Estágios Supervisionados Clínicos e Institucionais. Atua como pesquisador em Psicologia, trabalhando com fundamentos e medidas estatísticas (Psicometria).

Prof. Joice Jorge
Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FMU, 2021) e graduação em Biologia (Universidade de Mogi das Cruzes, 1986). Atua como professora de Biologia no Ensino
Médio desde 1993, destacando-se na preparação para vestibulares, no desenvolvimento de atividades práticas e na aplicação de metodologias que articulam conteúdos curriculares a contextos atuais e socioemocionais. Entre 2000 e 2024, exerceu a função de Coordenadora Pedagógica no Colégio Farias Guarulhos, promovendo a gestão integrada entre escola, família e aluno, e fortalecendo a prática docente com base na neuroeducação. Desde 2023, trabalha como psicopedagoga clínica na Clínica Devir Saúde, realizando avaliações e intervenções em dificuldades de aprendizagem, além de colaborar com instituições de ensino na orientação de professores e na elaboração de PEIs e PDIs, sempre com foco em práticas inclusivas fundamentadas na neurociência aplicada à educação.
Não perca essa oportunidade para iniciar seu curso de Pós-graduação.
Infraestrutura
Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².