Mente sã, em corpo saudável – Especialmente em um país tropical, rico em sol e atividade ao ar livre, o provérbio latino” Mens sana in corpore sano” parece ter sido feito para cá. O jovem brasileiro se encanta com as manifestações expressivas do corpo humano, na praia, através do esporte, da dança, das apresentações de ginástica, dos esportes radicais e tantas outras, intensamente veiculadas pela mídia televisada.
Trabalhar em Educação Física nos tempos atuais, é uma vocação para todos, especialmente para os jovens, motivados a entender a relação entre corpo, mente, bem-estar e qualidade de vida. A ciência esportiva tem uma abrangência descomunal: pode estar na empresa, auxiliando o potencial físico para o trabalho e evitando o estresse excessivo, junto aos hospitais na recuperação de pós-enfartados e outros.
O egresso pode atuar como personal em sua residência ou na sua academia preferida ou nas escolas, públicas ou particulares, podendo ajudar a combater obesidade etc. O curso de Educação Física do Centro Universitário FIG-Unimesp, que iniciou suas atividades nos anos 70, tem longa tradição como formador de professores, técnicos e orientadores, cujos trabalhos já são sobejamente conhecidos pela comunidade da região. Em sua formação os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura abordam o conhecimento do corpo humano morfológica e fisiologicamente, em sua dimensão psicomotora e nos domínios cognitivos e sociais, os desportos, suas regras e técnicas, resultando em diversas alternativas de trabalho.
Os objetivos do Curso de Bacharelado em Educação Física são totalmente coerentes com o perfil do profissional que se deseja formar e seguem as políticas dos documentos oficiais do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo. Tal coerência expressa uma diretriz de ação acessível ao conhecimento da comunidade interna e é verificada em todas as competências e habilidades estabelecidas no perfil do egresso e nas políticas constantes nos citados documentos oficiais. Ademais, os objetivos do curso atendem às exigências da formação de competências intelectuais (conhecimentos, habilidades e hábitos) e humanas (valores, significados e desejos), em consonância com o perfil do egresso e com as políticas institucionais estabelecidas.
O bacharel em Educação Física deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente, no contexto específico da área e no aspecto sociocultural da sociedade, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.
Para o desenvolvimento desse perfil profissional, o Curso oferece possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão, que permitem ao graduando um domínio de competências de natureza técnico-instrumental, estruturadas a partir de uma atitude crítico-reflexivo.
O aluno tem uma participação ativa na sua própria aprendizagem, estruturando racionalmente os conhecimentos que vai adquirindo, entrelaçando o que lhe é transmitido com o que ele próprio procura. Com isso, o ensino passa obrigatoriamente a ser mais do que transmissão de conhecimento. É, também, o facultar de processos e ferramentas para esse papel ativo do aluno. Em síntese, a atenção principal na ação educativa transfere-se, em grande, parte, do ensino para a aprendizagem.
Nessa perspectiva, muda o papel do professor. Mais do que transmissor de conhecimento, é um facilitador da aprendizagem.
Mercado
O campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento humano intencional, através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais ou não formais, tais como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação e outras. Esse campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares, onde são consideradas as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.
Considerando esses elementos, o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo prepara os seus discentes de maneira que, ao final do curso, os alunos tenham capacidade para:
• Ter uma visão generalista, humanista, crítica e reflexiva;
• Exercer a profissão com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético;
• Estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e sociocultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural, de modo a distinguir e apreender as diferentes manifestações e expressões de Atividade Física/Movimento Humano.
Perfil do Egresso
O perfil delineado para o profissional a ser formado pelo curso superior de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo está alicerçado em sólidos conhecimentos das áreas de estudos, proporcionando ao seu egresso um embasamento teórico-prático promovendo a inter-relação do conhecimento com a realidade do trabalho e favorecendo a formação e a capacitação profissional dos alunos do Curso.