Educacao Física

Curso Presencial - Campus Vila Rosália

Educacao Física | Bacharelado Presencial

Mente sã, em corpo saudável – Especialmente em um país tropical, rico em sol e atividade ao ar livre, o provérbio latino” Mens sana in corpore sano” parece ter sido feito para cá. O jovem brasileiro se encanta com as manifestações expressivas do corpo humano, na praia, através do esporte, da dança, das apresentações de ginástica, dos esportes radicais e tantas outras, intensamente veiculadas pela mídia televisada.
Trabalhar em Educação Física nos tempos atuais, é uma vocação para todos, especialmente para os jovens, motivados a entender a relação entre corpo, mente, bem-estar e qualidade de vida. A ciência esportiva tem uma abrangência descomunal: pode estar na empresa, auxiliando o potencial físico para o trabalho e evitando o estresse excessivo, junto aos hospitais na recuperação de pós-enfartados e outros.
O egresso pode atuar como personal em sua residência ou na sua academia preferida ou nas escolas, públicas ou particulares, podendo ajudar a combater obesidade etc. O curso de Educação Física do Centro Universitário FIG-Unimesp, que iniciou suas atividades nos anos 70, tem longa tradição como formador de professores, técnicos e orientadores, cujos trabalhos já são sobejamente conhecidos pela comunidade da região. Em sua formação os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura abordam o conhecimento do corpo humano morfológica e fisiologicamente, em sua dimensão psicomotora e nos domínios cognitivos e sociais, os desportos, suas regras e técnicas, resultando em diversas alternativas de trabalho.

Os objetivos do Curso de Bacharelado em Educação Física são totalmente coerentes com o perfil do profissional que se deseja formar e seguem as políticas dos documentos oficiais do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo. Tal coerência expressa uma diretriz de ação acessível ao conhecimento da comunidade interna e é verificada em todas as competências e habilidades estabelecidas no perfil do egresso e nas políticas constantes nos citados documentos oficiais. Ademais, os objetivos do curso atendem às exigências da formação de competências intelectuais (conhecimentos, habilidades e hábitos) e humanas (valores, significados e desejos), em consonância com o perfil do egresso e com as políticas institucionais estabelecidas.
O bacharel em Educação Física deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente, no contexto específico da área e no aspecto sociocultural da sociedade, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.
Para o desenvolvimento desse perfil profissional, o Curso oferece possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão, que permitem ao graduando um domínio de competências de natureza técnico-instrumental, estruturadas a partir de uma atitude crítico-reflexivo.
O aluno tem uma participação ativa na sua própria aprendizagem, estruturando racionalmente os conhecimentos que vai adquirindo, entrelaçando o que lhe é transmitido com o que ele próprio procura. Com isso, o ensino passa obrigatoriamente a ser mais do que transmissão de conhecimento. É, também, o facultar de processos e ferramentas para esse papel ativo do aluno. Em síntese, a atenção principal na ação educativa transfere-se, em grande, parte, do ensino para a aprendizagem.
Nessa perspectiva, muda o papel do professor. Mais do que transmissor de conhecimento, é um facilitador da aprendizagem.

Mercado

O campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento humano intencional, através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais ou não formais, tais como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação e outras. Esse campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares, onde são consideradas as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.
Considerando esses elementos, o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo prepara os seus discentes de maneira que, ao final do curso, os alunos tenham capacidade para:

• Ter uma visão generalista, humanista, crítica e reflexiva;
• Exercer a profissão com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético;
• Estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e sociocultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural, de modo a distinguir e apreender as diferentes manifestações e expressões de Atividade Física/Movimento Humano.

Perfil do Egresso

O perfil delineado para o profissional a ser formado pelo curso superior de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo está alicerçado em sólidos conhecimentos das áreas de estudos, proporcionando ao seu egresso um embasamento teórico-prático promovendo a inter-relação do conhecimento com a realidade do trabalho e favorecendo a formação e a capacitação profissional dos alunos do Curso.

# 10 Semestre H/A
1 ANATOMIA I 40
2 ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS 40
3 EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA I 40
4 NATAÇÃO I 40
5 GINÁSTICA GERAL I 40
6 RECREAÇÃO E LAZER I 40
7 HANDEBOL I 40
8 PORTUGUES INSTRUMENTAL 40
9 HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES 40
10 PSICOLOGIA I 40
# Carga Horária Total 400h
# 20 Semestre H/A
1 ANATOMIA II 40
2 NATAÇÃO II 40
3 DANÇA 40
4 EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA II 40
5 GINÁSTICA GERAL II 40
6 HANDEBOL II 40
7 FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS EM ED. FÍSICA E ESPORTES 40
8 RECREAÇÃO E LAZER II 40
9 PSICOLOGIA II 40
10 PRÁTICA PROFISSIONAL I - ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL 40
11 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 40
# Carga Horária Total 440h
# 30 Semestre H/A
1 DIDATICA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA 40
2 EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ADOLESCENTES E JOVENS 40
3 FUTSAL 40
4 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA I 40
5 PRIMEIROS SOCORROS E URGÊNCIAS 40
6 FISIOLOGIA HUMANA I 40
7 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR I 40
8 ÉTICA E CIDADANIA 40
9 PRÁTICA PROFISSIONAL II - PRESCRIÇÃO DE EXERC P/ GRUPOS ESPECIAIS 80
10 ATIVIDADES COMPLEMENTARES II 40
# Carga Horária Total 440h
# 40 Semestre H/A
1 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA II 40
2 GINÁSTICA RÍTMICA E ACROBÁTICA 40
3 PSICOLOGIA DO ESPORTE 40
4 FUTEBOL 40
5 ATLETISMO I 40
6 GINÁSTICA ARTÍSTICA I 40
7 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR II 40
8 FISIOLOGIA HUMANA II 40
9 PRÁTICA PROFISSIONAL III - CONDICIONAMENTO FÍSICO E SAÚDE 80
10 ATIVIDADES COMPLEMENTARES III 40
# Carga Horária Total 440h
# 50 Semestre H/A
1 ATLETISMO II 40
2 GINÁSTICA ARTÍSTICA II 40
3 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA I 40
4 MÉTODO DE AVALIAÇÃO EM APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR 40
5 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I 40
6 VOLEIBOL I 40
7 BASQUETEBOL I 40
8 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PÚBLICA 40
9 PRÁTICA PROFISSIONAL IV - ATIVIDADES DE ACADEMIA 80
10 ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV 40
11 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EXTERNO I 100
# Carga Horária Total 540h
# 60 Semestre H/A
1 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO II 40
2 ATIVIDADE FÍSICA NO ENVELHECIMENTO 40
3 ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA 40
4 VOLEIBOL II 40
5 OPTATIVA I – GINÁSTICA LABORAL 40
6 METODOLOGIA DA MUSCULAÇÃO 40
7 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA II 40
8 CINEANTROPOMETRIA 40
9 PRÁTICA PROFISSIONAL V - ESCOLA DE ESPORTES I 40
10 ATIVIDADES COMPLEMENTARES V 40
11 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 100
# Carga Horária Total 540h
# 70 Semestre H/A
1 NUTRIÇÃO 40
2 ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 40
3 ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA I 40
4 GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO I 40
5 ARTES MARCIAIS E LUTAS 40
6 OPTATIVA II – LIBRAS 40
7 PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO FÍSICO I 40
9 ESPORTES DE AVENTURA I 40
10 PRÁTICA PROFISSIONAL VI - ESCOLA DE ESPORTES II 80
11 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 100
# Carga Horária Total 540h
# 80 Semestre H/A
1 PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO FÍSICO II 40
2 ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 40
3 ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA II 40
4 NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES 40
5 GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO II 40
6 ESPORTES DE AVENTURA II 40
7 OPTATIVA III - PRÁTICAS ALTERNATIVAS 40
8 ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES 40
9 GESTÃO E TENDÊNCIAS DE ACADEMIAS 40
10 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 100
# Carga Horária Total 460h

Coordenação

Caso precise falar com a coordenação do curso, utilize o e-mail abaixo
Edmara Ninzoli

Edmara Ninzoli

Coordenadora

Informe seus dados abaixo para visualizar o valor do curso.



Infraestrutura

Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição

Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².

Localização

Encontre facilmente a FIG-UNIMESP por meio do Google Maps

Inscrição para o Vestibular ou pedido de Transferência

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição