Serviço Social | EaD
O curso de Serviço Social visa formar assistentes sociais competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão para o enfrentamento da questão social.
Mercado
• Primeiro Setor: Entidades.
• Públicas, como: hospitais, albergues, abrigos, presídios, prefeituras, judiciário, escolas entre outras.
• Segundo Setor: Entidades Privadas, como: empresas industriais, comerciais e de serviços.
• Terceiro Setor: Entidades Socioassistenciais; ONGS, associações de moradores.
Ainda, atua em Instituições de Ensino e de Pesquisa; Assessoria e Consultoria em Serviço Social.
Perfil do Egresso
Em consonância às necessidades profissionais e sociais do setor, bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais, buscar-se-á na formação do bacharel em Serviço Social, um profissional que seja capaz de atuar nas diferentes formas de expressão da questão social, formulando propostas através das políticas sociais públicas, empresariais e naquelas executadas nas organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Em função desta atuação, o egresso do curso de Serviço Social deve ter uma formação intelectual e cultural generalista, crítica e competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais, incluído o mercado de trabalho.
O perfil do profissional que o processo educativo busca garantir ao final do curso envolve:
• Formação ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa;
• Atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento;
• Visão crítica e atualizada de mundo e, em particular, consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço;
• Compreensão da necessidade de contínuo aperfeiçoamento profissional;
• Sensibilidade para as questões sociais, culturais e ambientais;
• Engajamento efetivo e crítico nas instituições onde atuar, de modo a colocar os serviços dos mesmos em função dos usuários;
• Profundo conhecimento do contexto conjuntural identificando as estratégias de ação profissional, efetivando os compromissos estabelecidos no código de ética da profissão;
Ademais, deve possuir subsídios indissociáveis para apreensão da gênese, manifestações e enfrentamento da questão social compreendida como eixo da profissão e articulador dos conteúdos da formação profissional, com características que visem:
• analisar, decifrar e atuar sobre as múltiplas expressões da questão social;
• planejar, implementar e avaliar políticas, planos, programas e projetos sociais;
• atuar com competências teórica, metodológica e política, referenciado no conhecimento das Ciências Sociais e da teoria social de Marx, com capacidade de análise crítica e propositiva nos diversos espaços sócio-institucionais;
• procurar responder as demandas sócio-históricas dos usuários dos serviços sociais, respeitando e comprometendo-se com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
A futura atuação desse profissional, portanto, deve ocorrer em sintonia com as diretrizes que o projeto ético-político profissional defende para a sociedade, assim como, com os valores da democracia, da cidadania coletiva, da equidade e da justiça social.
# | 10 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Introdução ao Serviço Social | 80 |
2 | Questão social na sociedade contemporânea | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 20 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Tópicos especiais | 80 |
2 | Estado e sistema de proteção social | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 30 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Fundamentos Históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social | 80 |
2 | Produção discursiva: oralidade e escrita no ensino superior | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 40 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Fundamentos do Serviço Social e o processo de amadurecimento da profissão | 80 |
2 | Filosofia e sociologia contemporânea | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 50 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Formação sócio histórico do Brasil | 80 |
2 | Antropologia social | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 60 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Ética, cidadania e sustentabilidade | 80 |
2 | Ética e Serviço Social | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 70 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Economia política | 80 |
2 | Trabalho e sociabilidade | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 80 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Psicologia Social | 80 |
2 | Família, segmentos populacionais e políticas sociais | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 90 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Política de assistência e processos de trabalho do assistente social | 80 |
2 | Seminários de políticas urbanas, rurais de habitação e movimentos sociais | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 40 |
# | Carga Horária Total | 200h |
# | 100 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Metodologia científica | 80 |
2 | Supervisão acadêmica em análise e gestão de processos de atuação dos assistentes sociais | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 110 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Gestão em Serviço Social | 80 |
2 | Política de saúde e processos de trabalho do assistente social | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 120 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | O sistema previdenciário e o trabalho do assistente social | 80 |
2 | Estágio Supervisionado em Serviço Social | 40 |
# | Carga Horária Total | 120h |
# | 130 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Direito e Legislação social | 80 |
2 | Processos de trabalho do assistente social na Educação | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 140 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Supervisão acadêmica em processos de investigação e intervenção dos assistentes sociais | 40 |
2 | Optativa | 80 |
# | Carga Horária Total | 120h |
# | 150 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Processos de trabalho do assistente social em organizações | 80 |
2 | Direitos humanos e cidadania | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 160 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Trabalho de Conclusão de Curso | 80 |
2 | Optativa | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Atividades Complementares | 100 |
# | Carga Horária Total | 100h |
# | Serviço Social EaD | H/A |
---|---|---|
# | Carga Horária Total do Curso | 3.000h |
Não perca essa oportunidade para iniciar seu curso de graduação.
Plataforma EaD
Navegue com a gente na grande onda do Ensino Conectado!
Com uma metodologia moderna e fácil de estudar, o Ensino na Modalidade EaD está revolucionando o Ensino Superior no Brasil, pois sem horários e locais fixos para estudar, os alunos ficam livres para acompanhar os estudos nos horários mais convenientes. A flexibilização é uma das características que os alunos podem apreciar, conseguindo assim conciliar estudo e trabalho. Outra vantagem do Ensino na Modalidade EaD, além da inserção total na inovação tecnológica, os discentes não perdem nada do conteúdo, o mesmo fica disponível no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, podendo ser acessado a qualquer momento.
A interação é outro ponto forte! O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP, conta com uma equipe de tutores para ajudá-los nas resoluções de questões e dúvidas. Há chats e fóruns para discussões com os colegas de turma.
Porém, como qualquer curso de outra modalidade, os cursos na Modalidade EaD também tem prazos para entrega de trabalhos e realizações das provas. O diploma emitido por um Curso Superior à Distância vale tanto quanto o Presencial, o que importa é se a Instituição tem a autorização do Mec – Ministério da Educação e Cultura e, com isso, você não precisa se preocupar! O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo foi credenciado na Modalidade EaD com nota máxima.
E porque escolher o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP para estudar?
Além de ter sido o pioneiro no Ensino Superior, na cidade de Guarulhos, desde 1965, vem cumprindo o seu papel de responsabilidade social, educando e formando excelentes profissionais, oferecendo-lhes experiências incomparáveis com uma dedicação duradoura, sempre primando pela busca da excelência em sua tão dedicada e prestimosa missão!
Observação importante:
Segundo Art. 4º do decreto 9.057, de 25 de maior de 2017, as atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.
EaD FIG-UNIMESP
Infraestrutura
Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².