Educação Física

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Educação Física | Licenciatura EaD

O Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário FIG-UNIMESP, tem por objetivo habilitar o futuro professor que poderá atuar na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), tanto na escola pública quanto na particular, abordando conhecimentos e conteúdos relacionados à cultura das práticas corporais (esportes, lutas, danças, jogos e ginásticas), estas compreendidas como linguagens, formas de comunicação e expressão.
O curso possibilita o desenvolvimento pessoal e sociocultural do discente, assim como a formação consistente no campo da educação e, por conseguinte, da Educação Física escolar, favorecendo a apropriação de conhecimentos específicos da área da Educação Física, da Educação, da Saúde e de áreas afins, além do domínio de competências de natureza científica, técnica, tecnológica e artística, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
O curso de Educação Física do Centro Universitário FIG-Unimesp, que iniciou suas atividades nos anos 70, tem longa tradição como formador de professores, cujos trabalhos já são sobejamente conhecidos pela comunidade da região. Em sua formação os alunos dos cursos de licenciatura abordam o conhecimento do corpo humano morfológica e fisiologicamente, em sua dimensão psicomotora e nos domínios cognitivos e sociais, além dos aspectos pedagógicos, resultando em diversas alternativas de trabalho.

Perfil do Egresso

O perfil delineado para o profissional a ser formado pelo curso superior de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo está alicerçado em sólidos conhecimentos das áreas de estudos, proporcionando ao seu egresso um embasamento teórico-prático promovendo a inter-relação do conhecimento com a realidade do trabalho e favorecendo a formação e a capacitação profissional dos alunos do Curso.
O perfil do profissional que a FIG-UNIMESP se propõe a formar está evidentemente condicionado às demandas que a educação básica apresenta.
Para tanto, o profissional deverá ter uma formação pessoal, social e cultural que favoreça o desenvolvimento das capacidades de reflexão, autonomia, cooperação e participação, de interiorização de valores, de percepção de princípios, de relação interpessoal e de abertura às diversas formas da cultura contemporânea, capacidades e valores essenciais ao exercício da profissão de professor. Essa formação deve incluir ainda a apropriação das tecnologias da informação e da comunicação, tendo em vista que computadores e outros recursos tecnológicos fazem parte da vida das pessoas neste século XXI. A formação de um profissional de educação deve estimular o discente a aprender o tempo todo e a investir em sua formação continuada.
O profissional deverá ter uma profícua formação científica, tecnológica, técnica e artística, pois sem ter se apropriado com bom grau de competência dos conhecimentos/conteúdos que deverá ensinar, não será possível exercer de modo adequado o seu papel de professor. Também deverá ter uma formação consistente no campo da educação, apropriando-se das contribuições da Pedagogia e das demais Ciências da Educação. A reflexão sobre os problemas educacionais e as contribuições da investigação realizada pela Didática e pelas outras áreas de intervenção da Educação são, obviamente, elementos essenciais na constituição da profissionalização docente. Essa exigência tem especial sentido quando verificamos que, hoje em dia, um professor deve ser cada vez mais um educador, no sentido mais amplo da palavra, e cada vez menos um mero instrutor, reprodutor de informação.
O profissional deverá ter uma formação prática. Além de conhecer teorias, perspectivas e resultados de investigação, deverá ser capaz de construir soluções adequadas para os diversos aspectos da sua ação profissional, o que requer não só a capacidade de mobilização e articulação de conhecimentos teóricos, mas também a capacidade de lidar com situações concretas do cotidiano da intervenção pedagógica na escola.
Esse profissional também deverá ter uma formação que lhe permita desenvolver capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e de investigação pedagógica, no sentido de tornar-se “investigador da sua própria prática”. O professor não é um técnico, nem um simples transmissor de conhecimento, mas um profissional que deve ser capaz de identificar os problemas que surgem na sua atividade cotidiana, procurando construir soluções adequadas. Para tanto, é necessário que tal profissional possua competências significativas para o domínio da análise crítica de situações concretas, assim como na produção de novos conhecimentos, no sentido da transformação.

# 10 Módulo H/A
1 Educação física: história, cenário e campo de atuação 80
2 Abordagens Metodológicas do Ensino da Educação Física 80
# Carga Horária Total 160h
# 20 Módulo H/A
1 Bioquímica geral 80
2 Futebol e Futsal 80
3 Atividade Prática Integradora 80
# Carga Horária Total 240h
# 30 Módulo H/A
1 Desenvolvimento e aprendizagem motora 80
2 Fisiologia Humana 80
# Carga Horária Total 160h
# 40 Módulo H/A
1 Anatomia humana 80
2 Fisiologia do exercício 80
3 Atividade Prática Integradora 80
# Carga Horária Total 240h
# 50 Módulo H/A
1 Cinesiologia 80
2 Primeiros socorros 80
# Carga Horária Total 160h
# 60 Módulo H/A
1 Manifestação da ginástica 80
2 Voleibol 80
3 Atividade Prática Integradora 80
# Carga Horária Total 240h
# 70 Módulo H/A
1 Handebol e Basquetebol 80
2 Medidas e avaliação na Educação Física 80
# Carga Horária Total 160h
# 80 Módulo H/A
1 Metodologia científica 80
2 Esportes Adaptados 80
3 Atividade Prática Integradora 80
# Carga Horária Total 240h
# 90 Módulo H/A
1 Políticas Educacionais para a Educação Básica 80
2 Didática 80
3 Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica em Educação Física - Educação Infantil 128
# Carga Horária Total 288h
# 100 Módulo H/A
1 História da Educação 80
2 Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica em Educação Física - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 128
# Carga Horária Total 208h
# 110 Módulo H/A
1 Currículo e Desafios Contemporâneos 80
2 Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica em Educação Física -Anos Iniciais do Ensino Fundamental 128
# Carga Horária Total 208h
# 120 Módulo H/A
1 Temas Transversais na Educação Física Escolar 80
2 Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica em Educação Física - Ensino Médio e EJA 128
# Carga Horária Total 208h
# 130 Módulo H/A
1 Educação Inclusiva 80
2 Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica em Educação Física - Educação Inclusiva 128
# Carga Horária Total 208h
# 140 Módulo H/A
1 Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 80
2 Psicologia da Educação 80
# Carga Horária Total 160h
# 150 Módulo H/A
1 Avaliação da Aprendizagem 80
2 Educação, Sociedade, Cultura e Cidadania 80
# Carga Horária Total 160h
# 160 Módulo H/A
1 Tecnologias Educacionais 80
2 Lutas 80
# Carga Horária Total 160h
# Licenciatura Educação Física EaD H/A
# Atividades Complementares 200h
# Carga Horária Total do Curso 3.448h

Coordenação

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FIG-UNIMESP

Com uma metodologia moderna e fácil de estudar, o Ensino na Modalidade EaD está revolucionando o Ensino Superior no Brasil, pois sem horários e locais fixos para estudar, os alunos ficam livres para acompanhar os estudos nos horários mais convenientes. A flexibilização é uma das características que os alunos podem apreciar, conseguindo assim conciliar estudo e trabalho. Outra vantagem do Ensino na Modalidade EaD, além da inserção total na inovação tecnológica, os discentes não perdem nada do conteúdo, o mesmo fica disponível no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, podendo ser acessado a qualquer momento.
A interação é outro ponto forte! O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP, conta com uma equipe de tutores para ajudá-los nas resoluções de questões e dúvidas. Há chats e fóruns para discussões com os colegas de turma.
Porém, como qualquer curso de outra modalidade, os cursos na Modalidade EaD também tem prazos para entrega de trabalhos e realizações das provas. O diploma emitido por um Curso Superior à Distância vale tanto quanto o Presencial, o que importa é se a Instituição tem a autorização do Mec – Ministério da Educação e Cultura e, com isso, você não precisa se preocupar! O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo foi credenciado na Modalidade EaD com nota máxima.
E porque escolher o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP para estudar?
Além de ter sido o pioneiro no Ensino Superior, na cidade de Guarulhos, desde 1965, vem cumprindo o seu papel de responsabilidade social, educando e formando excelentes profissionais, oferecendo-lhes experiências incomparáveis com uma dedicação duradoura, sempre primando pela busca da excelência em sua tão dedicada e prestimosa missão!

Observação importante:

Segundo Art. 4º do decreto 9.057, de 25 de maior de 2017, as atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Infraestrutura

Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição

Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².

Localização

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