Hipnose Ericksoniana | Pós-graduação Presencial
A Hipnose Ericksoniana, também chamada de Hipnose Moderna, foi a abordagem desenvolvida por Milton Erickson depois de anos pesquisando como processos terapêuticos e educacionais poderiam ocorrer de forma mais profunda, acelerada e com efeitos sustentáveis.
Utilizando o estado de aprendizagem significativa, também chamado estado de transe, para explorar as necessidades profundas e ativar, através das sugestões indiretas, as informações do inconsciente produtoras de resolução e desenvolvimento, ele apresentou uma estratégia psicoterapêutica e educacional que, por seus resultados eficazes, tornou-o um dos maiores profissionais do desenvolvimento humano.
Reconhecendo que cada indivíduo é uma singularidade e que as estratégias aplicadas ao mesmo podem se adaptar a sua linguagem, valores, históricos, etc., ele construiu uma abordagem 100% adaptada aos perfís e à diversidade dos contextos humanos.
A Hipnose Ericksoniana prioriza o estado de transe, estado de diversidade de informações, onde os processos de aprendizagem são acelerados e potencializados, e a linguagem indireta, linguagem que ativa as associações terapêuticas da mente inconsciente. É exatamente por isso que ela veio a se tornar uma das abordagens mais fascinantes e efetivas para que psicólogos, educadores, coaches, psicanalistas, administradores e empresários possam adquirir estratégias altamente potencializadoras do desenvolvimento humano.
Objetivo Geral
O objetivo da Pós-graduação em Hipnose Ericksoniana é promover condições conceituais, metodológicas e vivenciais para que o profissional possa atuar na Hipnose Ericksoniana visando promover processos terapêuticos e de aprendizagem nos contextos terapêuticos, educacionais e organizacionais.
Objetivos Específicos
1. Construir uma compreensão teórica sobre a abordagem de Milton Erickson.
2. Compreender a aplicar com qualidade as estratégias da linguagem indireta.
3. Fortalecer uma perspectiva integral a respeito do processo terapêutico e educacional.
4. Participar de experiências que ajudem a compreender a profundidade dos transes terapêuticos e estratégias Ericksonianas.
5. Desenvolver habilidades para construir conexões relacionais profundas.
6. Construir habilidades para aplicar a hipnose Ericksoniana nos contextos terapêuticos, educacionais e organizacionais.
Público Alvo
O público-alvo inclui psicólogos, terapeutas, psicanalistas, coaches, profissionais da área da saúde, da área educacional e organizacional e profissionais de outras áreas interessadas em Hipnose, Hipnose Ericksoniana e vivências de crescimento e transformação.
Quais os ganhos que os interessados terão nessa formação:
1. Desenvolver melhores habilidades de conexão relacional com o seu cliente.
2. Aprender a explorar e a utilizar as informações clínicas e educacionais mais profundas.
3. Construir mais assertivas intervenções terapêuticas e educacionais.
4. Desenvolver habilidades de construir e utilizar os estados de transe nas intervenções individuais ou grupais para potencializar as experiências terapêuticas e educacionais.
5. Aprender as estratégias indiretas que ativam as associações produtivas do inconsciente.
6. Desenvolver habilidades de reconhecimento e uso das mudanças produtivas que emergiram durante as experiências de transe.
Ao desenvolver as habilidades citadas acima você irá:
1. Favorecer que seus clientes sintam-se motivados para continuarem em seus processos.
2. Construir compreensões mais profundas sobre suas necessidades.
3. Proporcionar processos terapêuticos e educacionais que gerem resultados mais profundos e sustentáveis.
4. Acelerar os resultados com seus clientes.
Diferenciais dessa Pós Graduação:
1. Métodos altamente eficazes que qualificam o desenvolvimento de novas habilidades terapêuticas.
2. Aprendizagem da filosofia e prática Ericksonianas, dentro de um escopo altamente didático, num ambiente enriquecido pelo humor, afeto e criatividade.
3. Vivências utilizando as estratégias Ericksonianas e o estado de transe para promover aprofundamento em si mesmo e transformação pessoal.
4. Experiências práticas e dinâmicas grupais para o desenvolvimento da linguagem hipnótica e habilidades relacionais.
5. Aprendizagem dentro de uma perspectiva integral do ser humano.
# | FUNDAMENTOS DA HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA | Formato | H/A |
---|---|---|---|
1 | ASPECTOS PRIMORDIAIS DA HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA | Presencial | 36 |
2 | ASPECTOS INTERMEDIÁRIOS DA HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA | Presencial | 38 |
3 | ASPECTOS COMPLEMENTARES ERICKSONIANA | Presencial | 36 |
# | Carga Horária Total | 110h |
# | ABORDAGENS COMPLEMENTARES NEUROPSICOLÓGICAS | Formato | H/A |
---|---|---|---|
1 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | Presencial | 4 |
2 | PSICOPATOLOGIA | Presencial | 4 |
3 | TIPOLOGIAS PSICOLÓGICAS | Presencial | 4 |
# | Carga Horária Total | 12h |
# | ESTRATÉGIAS AVANÇADAS | Formato | H/A |
---|---|---|---|
1 | PROGRESSÃO E REGRESSÃO | Presencial | 24 |
2 | TRANSE CONVERSACIONAL | Presencial | 12 |
3 | METÁFORAS CURATIVAS DO INCONSCIENTE | Presencial | 12 |
4 | RESPOSTAS IDEOMOTORAS | Presencial | 24 |
5 | ARTETERAPIA E LINGUAGEM HIPNÓTICA | Presencial | 36 |
6 | CONSTELAÇÃO HIPNÓTICA | Presencial | 12 |
# | Carga Horária Total | 120h |
# | APLICAÇÕES AVANÇADAS | H/A |
---|---|---|
1 | HIPNOSE PARA DEPRESSÃO, ANSIEDADE E DISSOCIAÇÃO | 24 |
2 | HIPNOSE PARA TRAUMA E DOR | 24 |
3 | HIPNOSE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES | 24 |
4 | HIPNOSE E METANÓIA | 12 |
5 | HIPNOSE E DINÂMICAS GRUPAIS | 34 |
# | Carga Horária Total | 118h |
# | PÓS-GRADUAÇÃO EM HIPNOSE ERICKSONIANA | Formato | H/A |
---|---|---|---|
# | Carga Horária Total | 360h |
Não perca essa oportunidade para iniciar seu curso de Pós-graduação.
Alexandre Castro de Moura Coelho
Psicólogo Clínico e Organizacional, formado em 2012 (USM, SP).
Especializações em Psicologia Junguiana (IJEP/FACIS/IBEHE) e Psicologia Transpessoal (FACIS) e Arteterapia (FACIS).
Formações em Master Practitioner em Programação Neurolinguística (Elsevier Institute e licenciado pela The Society of NLP™), Hipnose Ericksoniana para Depressão, Ansiedade, Traumas e Vícios (Elsevier Institute), Hipnose Ericksoniana – Básico, Intermediário e Avançados em Respostas Ideomotoras, Trauma, Depressão, Dissociação e Distúrbios do Vínculo, Vidas Passadas como Metáforas de Cura, Progressão e Regressão de Idade e Transe Conversacional (ACT Institute), em Psicologia Pré e Perinatal de uma Perspectiva Somática (ACT Institute), em Ray Teacher (diplomado por Louise Ray).
Formação em Instrutor em Tai Chi Chuan, Chi Kun e Tao Yin e Instrutor de Kung Fu Tong Long (Instituto Tao Kung Chuan Cultura e Ciência Oriental e Shodan em Bujinkan Nimpo Taijutsu (2010).
Autodidata há 20 anos nas seguintes áreas do conhecimento humano: Psicanálise, Psicologia Analítica (Junguiana), Teoria Integral (Ken Wilber), Teorias Sistêmicas, Arteterapia (Técnicas Expressivas), Jogos Cooperativos, Psicologia Transpessoal, Filosofia, Antropologia e Física Quântica.
Atuou como Instrutor de Artes Marciais e Tai Chi Chuan, dando aulas e palestras sobre Qualidade Vida embasado na Filosofia Oriental entre 1995 e 2012.
Desde 2005, trabalhou voluntariamente como palestrante e trainer em cursos na área de desenvolvimento humano e institucional.
Atuou como Coordenador Pedagógico do ACT Institute entre 2019 e 2022.
Atua como Master Trainer em Hipnose Ericksoniana deste 2018.
Alexandre Coelho sempre foi apaixonado por ensinar e entende o ensino como um processo de liberdade criativa de facilitação, onde métodos e vivências podem ajudar o outro a acessar o seu próprio saber.
Eva Patricia Baptista de Oliveira
Médica Integrativa (Homeopatia, Ortomolecular, Florais, Nutrição), formada em 2002.
Atua como Terapeuta desde 2011, quando iniciou sua jornada de aprofundamento em direção à psique, compreendendo que nela residiam as causas e a cura das doenças.
Formações em Coaching (SBC), Programação Neurolinguística (IANLPI), Psicologia Junguiana (IJEP/FACIS/IBEHE), Eneagrama (ESEDES), Hipnose Ericksoniana – Básico, Intermediário e Avançados em Hipnose para Crianças, Técnica Ideomotora, Tratamento de Trauma, Depressão, Vidas Passadas como Metáforas de Cura,
Progressão e Regressão de Idade e Transe Conversacional (ACT Institute), Focalização (ACT Institute), Psicotrauma.
Estudou Teoria Integral, Pathwork e Mindfulness, integrando todas estas ferramentas no seu processo terapêutico, onde atua utilizando principalmente a Hipnose Ericksoniana.
Atua como Trainer em Hipnose Ericksoniana deste 2019.
Eva Oliveira sempre esteve interessada em compreender mais profundamente os múltiplos mecanismos responsáveis pelo adoecimento, voltando-se para uma perspectiva integral do ser, reconhecido em seu contexto biopsicossocioculturoespiritual.
Sua missão é ser elemento potencializador da luz que há dentro de cada ser humano.
Infraestrutura
Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².