Pedagogia

Curso Presencial - Campus Vila Rosália

Pedagogia | Licenciatura Presencial

Nos últimos anos as bases legais nas licenciaturas para a formação de professores sofreram varias reformulações que motivaram a reflexão sobre o papel das instituições formadoras na construção de uma escola cidadã e de qualidade. A preocupação em relação aos novos meios tecnológicos de informação, às competências e dimensões técnicas, estéticas, políticas do educador motivou esta Instituição de ensino superior a reestruturar a matriz curricular do Curso Superior de Graduação em Pedagogia.
Partindo do pressuposto que a educação é uma prática social e se exerce pela experiência humana histórica, convém entender a prática escolar como um recorte deste universo mais amplo. No interior das práticas escolares está inserida a docência. Esta entendida como a competência para remeter o conhecimento à prática a ao conjunto das situações que enfrenta o profissional da educação no cotidiano escolar e não-escolar, é para atuar neste lócus específico que oferecemos a formação de professores no Curso de Pedagogia: Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Diferencial

A Universidade possui um Campus com mais de 30000m2 de área, auditórios para mais de 1200 pessoas, salas amplas e bibliotecas com acervos físicos e virtuais com milhares de títulos atualizados e de fácil acesso para pesquisas e consultas complementares sugeridas na bibliografia das ementas e do plano de aula.
Inserido neste universo cultural e acadêmico, o Curso de Pedagogia oferecido pela FIG –UNIMESP, tanto no curso presencial ou na modalidade EaD, apresenta uma grade curricular moderna e atualizada, além de manter um corpo docentes formado por Doutores, Mestres e Especialistas atuantes na profissão de pedagogo e em suas pesquisas e trabalhos correlatos aos ambientes escolares.
O ponto forte do curso de Pedagogia é a representatividade dos profissionais formados e que se destacam no mercado de trabalho, apresentando conhecimento, preparo e um excelente repertório de atuação profissional e acadêmica.

Mercado

O profissional formado em Pedagogia, poderá atuar em ambientes escolares, e não escolares. Contudo, a ideia mais evidenciada do curso tende para os ambientes escolares e, sobretudo, independentemente do ambiente, objetiva facilitar, melhorar e incrementar os processos de ensino aprendizagem de crianças, jovens e também adultos.
Em todo o mundo, o campo de atuação do profissional é bastante amplo e segundo a nota do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - é uma das profissões com maior empregabilidade no Brasil e sua faixa salarial, fica entre R$ 2.000,00, valor apresentado pela mediana da pesquisa do portal “salário” e o teto salarial de R$ 7.635,62, sendo que R$ 2.816,18 é a média do piso salarial 2021, em regime CLT de todo o Brasil.
Após os oito semestres de estudos e formado, o pedagogo, no Brasil, poderá atuar em várias áreas. A seguir, confira alguns exemplos da diversidade de possibilidades que o pedagogo poderá desenvolver atividades profissionais.

• Escolas Públicas e privadas: atuar como professor até o 5º ano, como coordenador pedagógico da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio, como orientador educacional, diretor e até mesmo supervisor de Ensino.
• Nas editoras na produção e revisão de materiais didáticos;
• Em Hospitais articulando a formação das crianças e adolescentes internados, proporcionando momentos de diversão e aprendizado, objetivando também o cuidado com o apoio emocional das crianças e familiares. Atua também, na Reorganização e planejamento das ações pedagógicas durante a internação entre a escola e o hospital a fim de possibilitar a continuidade ao desenvolvimento educativo do aluno, nas diversas situação de tratamento médico e durante toda sua recuperação.
• Nos Meios de Comunicação, supervisionando e produzindo conteúdo específico ao público infantil para programas e projetos educacionais e de apoio didático pedagógico para programas de rádio, de TV, Blogs, Vídeo aulas, canais educativos, jornais e revistas.
• ONGs e órgãos públicos: atuar em empresas e no setor público na coordenação e organização de projetos de programas sociais educativos objetivando o desenvolvimento da comunidade, inclusive, na esfera municipal, estadual e federal.

Perfil do Egresso

O perfil do profissional que nossa instituição se propõe a formar está condicionado às demandas que a educação básica apresenta e à concepção e princípios metodológicos da formação de professores delineados pelo ISE, buscando colocar em prática as competências e habilidades profissionais, indicadas acima, como eixos norteadores de uma formação básica comum.
Para tanto, o profissional deverá ter uma formação pessoal, social e cultural que favoreça o desenvolvimento de capacidades de reflexão, autonomia, cooperação e participação, a interiorização de valores, capacidades de percepção de princípios, de relação interpessoal e de abertura às diversas formas da cultura contemporânea, capacidades e valores essenciais ao exercício da profissão.
Esse profissional deverá ter uma formação prática. Além de conhecer teorias, perspectivas e resultados de investigação, deverá ser capaz de construir soluções adequadas para os diversos aspectos da sua ação profissional, o que requer não só a capacidade de mobilização e articulação de conhecimentos teóricos, mas também a capacidade de lidar com situações concretas, além de uma formação que lhe permita desenvolver capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e de investigação pedagógica.

# 10 Semestre H/A
1 PSICOLOGIA I 40
2 OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 40
3 EDUCAÇÃO INCLUSIVA 40
4 TEMAS DA MATEMÁTICA 40
5 FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA 40
6 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO I 80
7 EDUCAÇÃO E ARTE: TEATRO 40
8 PROJETOS INTERDISCIPLINARES 40
9 FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA PRÁTICA DE ENSINO I 40
# Carga Horária Total 400h
# 20 Semestre H/A
1 TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO 40
2 PSICOLOGIA II 80
3 MATEMÁTICA APLICADA AO ENSINO 80
4 EDUCAÇÃO MUSICAL 40
5 BRINQUEDO E BRINQUEDOTECA EDUCACIONAL 40
6 PRODUÇÃO TEXTUAL 80
7 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 40
8 PRÁTICA DE ENSINO II 40
# Carga Horária Total 440h
# 30 Semestre H/A
1 DIVERSIDADE ÉTNICA CULTURAL 40
2 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 40
3 METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I 80
4 METODOLOGIA DE ENSINO DA NATUREZA E SOCIEDADE 80
5 ARTE VISUAL 80
6 ATIVIDADES COMPLEMENTARES II 40
7 PRÁTICA DE ENSINO III 80
# Carga Horária Total 440h
# 40 Semestre H/A
1 DIDÁTICA 80
2 METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA II 80
3 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO II 80
4 FUNDAMENTOS E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 80
5 ATIVIDADES COMPLEMENTARES III 40
6 PRÁTICA DE ENSINO IV 80
# Carga Horária Total 440h
# 50 Semestre H/A
1 METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 80
2 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 80
3 HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA E AFRICANA 40
4 POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACAO I 40
5 METODOLOGIA DE ENSINO DA HISTORIA E GEOGRAFIA I 80
6 ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV 40
7 PRÁTICA DE ENSINO V 80
8 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 100
# Carga Horária Total 540h
# 60 Semestre H/A
1 POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO II 40
2 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80
3 METODOLOGIA DE ENSINO DA HISTORIA E GEOGRAFIA II 80
4 MÉTODOS DE ESTUDO E PESQUISA 40
5 TEMAS TRANSVERSAIS E INTERDISCIPLINARES 40
6 LIBRAS 80
7 ATIVIDADES COMPLEMENTARES V 40
8 PRATICA DE ENSINO VI 40
9 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 100
# Carga Horária Total 540h
# 70 Semestre H/A
1 METODOLOGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS I 80
2 CORPO E MOVIMENTO COMO PRÁTICA EDUCATIVA 40
3 INICIAÇÃO EM PESQUISA: TCC I 40
4 PROJETOS INTERDISCIPLINARES 40
5 LITERATURA INFANTO JUVENIL 80
6 ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI 40
7 PRATICA DE ENSINO VII 40
8 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 100
# Carga Horária Total 460h
# 80 Semestre H/A
1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 40
2 NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS 40
3 METODOLOGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS II 80
4 INICIAÇÃO EM PESQUISA: TCC II 80
5 PEDAGOGIA EM AMBIENTES DIFERENCIADOS 40
6 DIREITOS HUMANOS, ÉTICA E CIDADANIA 40
7 PSICOPEDAGOGIA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM 40
8 AVALIAÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL 40
9 ESTAGIO SUPERVISIONADO IV 100
# Carga Horária Total 500h

Coordenação

Caso precise falar com a coordenação do curso, utilize o e-mail abaixo
Henri

Henri Carvalho

Coordenador

Informe seus dados abaixo para visualizar o valor do curso.



Infraestrutura

Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição

Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².

Localização

Encontre facilmente a FIG-UNIMESP por meio do Google Maps

Inscrição para o Vestibular ou pedido de Transferência

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição