Educacao Física | Bacharelado Presencial
Mente sã, em corpo saudável – Especialmente em um país tropical, rico em sol e atividade ao ar livre, o provérbio latino” Mens sana in corpore sano” parece ter sido feito para cá. O jovem brasileiro se encanta com as manifestações expressivas do corpo humano, na praia, através do esporte, da dança, das apresentações de ginástica, dos esportes radicais e tantas outras, intensamente veiculadas pela mídia televisada.
Trabalhar em Educação Física nos tempos atuais, é uma vocação para todos, especialmente para os jovens, motivados a entender a relação entre corpo, mente, bem-estar e qualidade de vida. A ciência esportiva tem uma abrangência descomunal: pode estar na empresa, auxiliando o potencial físico para o trabalho e evitando o estresse excessivo, junto aos hospitais na recuperação de pós-enfartados e outros.
O egresso pode atuar como personal em sua residência ou na sua academia preferida ou nas escolas, públicas ou particulares, podendo ajudar a combater obesidade etc. O curso de Educação Física do Centro Universitário FIG-Unimesp, que iniciou suas atividades nos anos 70, tem longa tradição como formador de professores, técnicos e orientadores, cujos trabalhos já são sobejamente conhecidos pela comunidade da região. Em sua formação os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura abordam o conhecimento do corpo humano morfológica e fisiologicamente, em sua dimensão psicomotora e nos domínios cognitivos e sociais, os desportos, suas regras e técnicas, resultando em diversas alternativas de trabalho.
Os objetivos do Curso de Bacharelado em Educação Física são totalmente coerentes com o perfil do profissional que se deseja formar e seguem as políticas dos documentos oficiais do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo. Tal coerência expressa uma diretriz de ação acessível ao conhecimento da comunidade interna e é verificada em todas as competências e habilidades estabelecidas no perfil do egresso e nas políticas constantes nos citados documentos oficiais. Ademais, os objetivos do curso atendem às exigências da formação de competências intelectuais (conhecimentos, habilidades e hábitos) e humanas (valores, significados e desejos), em consonância com o perfil do egresso e com as políticas institucionais estabelecidas.
O bacharel em Educação Física deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente, no contexto específico da área e no aspecto sociocultural da sociedade, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.
Para o desenvolvimento desse perfil profissional, o Curso oferece possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão, que permitem ao graduando um domínio de competências de natureza técnico-instrumental, estruturadas a partir de uma atitude crítico-reflexivo.
O aluno tem uma participação ativa na sua própria aprendizagem, estruturando racionalmente os conhecimentos que vai adquirindo, entrelaçando o que lhe é transmitido com o que ele próprio procura. Com isso, o ensino passa obrigatoriamente a ser mais do que transmissão de conhecimento. É, também, o facultar de processos e ferramentas para esse papel ativo do aluno. Em síntese, a atenção principal na ação educativa transfere-se, em grande, parte, do ensino para a aprendizagem.
Nessa perspectiva, muda o papel do professor. Mais do que transmissor de conhecimento, é um facilitador da aprendizagem.
Mercado
O campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento humano intencional, através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais ou não formais, tais como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação e outras. Esse campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares, onde são consideradas as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.
Considerando esses elementos, o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo prepara os seus discentes de maneira que, ao final do curso, os alunos tenham capacidade para:
• Ter uma visão generalista, humanista, crítica e reflexiva;
• Exercer a profissão com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético;
• Estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e sociocultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural, de modo a distinguir e apreender as diferentes manifestações e expressões de Atividade Física/Movimento Humano.
Perfil do Egresso
O perfil delineado para o profissional a ser formado pelo curso superior de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo está alicerçado em sólidos conhecimentos das áreas de estudos, proporcionando ao seu egresso um embasamento teórico-prático promovendo a inter-relação do conhecimento com a realidade do trabalho e favorecendo a formação e a capacitação profissional dos alunos do Curso.
# | 10 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | ANATOMIA I | 40 |
2 | ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS | 40 |
3 | EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA I | 40 |
4 | NATAÇÃO I | 40 |
5 | GINÁSTICA GERAL I | 40 |
6 | RECREAÇÃO E LAZER I | 40 |
7 | HANDEBOL I | 40 |
8 | PORTUGUES INSTRUMENTAL | 40 |
9 | HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES | 40 |
10 | PSICOLOGIA I | 40 |
# | Carga Horária Total | 400h |
# | 20 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | ANATOMIA II | 40 |
2 | NATAÇÃO II | 40 |
3 | DANÇA | 40 |
4 | EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA II | 40 |
5 | GINÁSTICA GERAL II | 40 |
6 | HANDEBOL II | 40 |
7 | FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS EM ED. FÍSICA E ESPORTES | 40 |
8 | RECREAÇÃO E LAZER II | 40 |
9 | PSICOLOGIA II | 40 |
10 | PRÁTICA PROFISSIONAL I - ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL | 40 |
11 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 40 |
# | Carga Horária Total | 440h |
# | 30 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | DIDATICA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA | 40 |
2 | EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ADOLESCENTES E JOVENS | 40 |
3 | FUTSAL | 40 |
4 | CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA I | 40 |
5 | PRIMEIROS SOCORROS E URGÊNCIAS | 40 |
6 | FISIOLOGIA HUMANA I | 40 |
7 | APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR I | 40 |
8 | ÉTICA E CIDADANIA | 40 |
9 | PRÁTICA PROFISSIONAL II - PRESCRIÇÃO DE EXERC P/ GRUPOS ESPECIAIS | 80 |
10 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 40 |
# | Carga Horária Total | 440h |
# | 40 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA II | 40 |
2 | GINÁSTICA RÍTMICA E ACROBÁTICA | 40 |
3 | PSICOLOGIA DO ESPORTE | 40 |
4 | FUTEBOL | 40 |
5 | ATLETISMO I | 40 |
6 | GINÁSTICA ARTÍSTICA I | 40 |
7 | APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR II | 40 |
8 | FISIOLOGIA HUMANA II | 40 |
9 | PRÁTICA PROFISSIONAL III - CONDICIONAMENTO FÍSICO E SAÚDE | 80 |
10 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 40 |
# | Carga Horária Total | 440h |
# | 50 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | ATLETISMO II | 40 |
2 | GINÁSTICA ARTÍSTICA II | 40 |
3 | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA I | 40 |
4 | MÉTODO DE AVALIAÇÃO EM APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR | 40 |
5 | FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I | 40 |
6 | VOLEIBOL I | 40 |
7 | BASQUETEBOL I | 40 |
8 | ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PÚBLICA | 40 |
9 | PRÁTICA PROFISSIONAL IV - ATIVIDADES DE ACADEMIA | 80 |
10 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV | 40 |
11 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EXTERNO I | 100 |
# | Carga Horária Total | 540h |
# | 60 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO II | 40 |
2 | ATIVIDADE FÍSICA NO ENVELHECIMENTO | 40 |
3 | ESTATÍSTICA E INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA | 40 |
4 | VOLEIBOL II | 40 |
5 | OPTATIVA I – GINÁSTICA LABORAL | 40 |
6 | METODOLOGIA DA MUSCULAÇÃO | 40 |
7 | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA II | 40 |
8 | CINEANTROPOMETRIA | 40 |
9 | PRÁTICA PROFISSIONAL V - ESCOLA DE ESPORTES I | 40 |
10 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES V | 40 |
11 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 100 |
# | Carga Horária Total | 540h |
# | 70 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | NUTRIÇÃO | 40 |
2 | ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 40 |
3 | ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA I | 40 |
4 | GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO I | 40 |
5 | ARTES MARCIAIS E LUTAS | 40 |
6 | OPTATIVA II – LIBRAS | 40 |
7 | PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO FÍSICO I | 40 |
9 | ESPORTES DE AVENTURA I | 40 |
10 | PRÁTICA PROFISSIONAL VI - ESCOLA DE ESPORTES II | 80 |
11 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 100 |
# | Carga Horária Total | 540h |
# | 80 Semestre | H/A |
---|---|---|
1 | PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO FÍSICO II | 40 |
2 | ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 40 |
3 | ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA II | 40 |
4 | NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES | 40 |
5 | GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO II | 40 |
6 | ESPORTES DE AVENTURA II | 40 |
7 | OPTATIVA III - PRÁTICAS ALTERNATIVAS | 40 |
8 | ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES | 40 |
9 | GESTÃO E TENDÊNCIAS DE ACADEMIAS | 40 |
10 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 100 |
# | Carga Horária Total | 460h |
Coordenação
Caso precise falar com a coordenação do curso, utilize o e-mail abaixo
Wagner Passos
CoordenadorNão perca essa oportunidade para iniciar seu curso de graduação. Conclua o Vestibular Online de 2022 e, nosso Serviço Social está de portas abertas para que você possa solicitar sua bolsa.
Infraestrutura
Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição
Atlética: Organizada por alunos da faculdade, a Atlética promove atividades esportivas. Os times da FIG–Unimesp participam constantemente de diversos campeonatos.
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 27.175,33m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,00m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².