História

Curso Presencial - Campus Vila Rosália

História | Licenciatura Presencial

Nos últimos anos, as bases legais para as licenciaturas (formação de professores) sofreram várias reformulações que provocaram a reflexão acerca do papel das instituições formadoras. O cuidado para com a construção das 'competências' na relação dos sujeitos e os novos meios 'técnicos informacionais', a análise e o uso das estéticas, bem como a formação política do educador despertaram, na FIG-UNIMESP, a urgência de reestruturar a matriz curricular do Curso Superior de Graduação para a Licenciatura em História.
Entendendo que a Educação é uma prática humanamente social e, por isso, histórica, esta Instituição de Ensino forma profissionais para lidar com as dificuldades desafiadoras do mundo contemporâneo e as expectativas causadas pelo alargamento do campo profissional do historiador-professor.
Ao abolir a perspectiva da História somente como disciplina direcionada ao estudo de fatos e feitos heroicos, a formação, aqui ofertada, propicia o desenvolvimento da habilidade em distinguir os tempos históricos por meio de seus diferentes indícios, materiais e imateriais. Tais indícios revelam a ação dos sujeitos da história também no cotidiano das múltiplas temporalidades. Por esta via, nosso curso de Graduação em História visa aguçar, no estudante universitário, a percepção científica, ou seja, sua postura de pesquisador - porque não se faz professor sem adquirir competência e habilidade de conhecer e produzir conhecimento - e em sua postura de educador.
É com esta compreensão que ofertamos o curso de Licenciatura em História com vistas à formação de professores para o exercício em Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Diferencial

O Centro Universitário FIG-UNIMESP, a primeira instituição de Ensino Superior de Guarulhos, dispõe de um Campus com mais de 30000 m2 de área, 2 auditórios que comportam mais de 1200 pessoas, salas amplas e bibliotecas portando acervos físicos e virtuais com milhares de títulos atualizados e de fácil acesso para pesquisas, consultas a obras complementares sugeridas na bibliografia das ementas e do plano de aula.
O curso de História, na modalidade semi-presencial (40% EAD) oferecido pela FIG–UNIMESP, apresenta uma grade curricular moderna e atualizada, além de manter um corpo docente formado por Doutores, Mestres e Especialistas atuantes na profissão seja por suas pesquisas ou trabalhos correlatos aos ambientes escolares. O ponto forte do curso de História é a representatividade dos profissionais formados desde 2006 e que se destacam no mercado de trabalho, apresentando conhecimento, preparo e um excelente repertório de atuação profissional e acadêmica.

Mercado

O profissional formado em História, poderá atuar em ambientes escolares, e não escolares tais como: museus; arquivos; centros de memória; meios de comunicação; organizações ligadas ao meio ambiente, ao patrimônio, à história da tecnologia e das artes; em organizações não governamentais, assim como naquelas voltadas aos problemas da comunidade. Contudo, a ideia mais evidenciada do curso tende para os ambientes escolares e, sobretudo, independentemente do ambiente, objetiva facilitar, melhorar e incrementar os processos de ensino aprendizagem de História a pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos em escolas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA, públicas e privadas.

Perfil do Egresso

O licenciado em História estará habilitado à função profissional nos âmbitos do ensino e da pesquisa, com a expertise de conteúdos e práticas pertinentes ao conhecimento histórico, seja para a produção de seu conhecimento científico, seja para o seu ensino.
O egresso licenciado pela graduação em História, por sua formação acadêmica, deve estar provido de meios que o possibilitem conhecer habilmente as diversas compreensões teórico-metodológicas bem como as tantas ponderações analíticas sobre objetos peculiares da produção do saber e da investigação histórica.
O licenciado em História dar-se-á para a realização e transmissão do conhecimento histórico, onde o saldo - aporte teórico, metodológico e historiográfico - deve ser congregado ao ensino de História para os Ensinos Fundamental II e Médio, permitindo seu incentivo e promoção qualitativa. Além disso, o egresso estará capacitado para o ensino em cursos preparatórios para vestibulares e concursos de forma geral, igualmente, o licenciado em História será capaz de atuar em coordenações e orientações pedagógicas na esfera das escolas e em consultorias fora dela.

# 10 Semestre H/A
1 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS E TEORIAS DA HISTÓRIA 80
2 HISTÓRIA ANTIGA I (DA HOMINIZAÇÃO ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES) 80
3 HISTÓRIA ANTIGA II (GRECIA E ROMA) 80
4 HISTÓRIA DA ARTE I 40
5 METODOLOGIA DE ESTUDOS E TEXTUAL ACADÊMICA I 40
6 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80
# Carga Horária Total 400h
# 20 Semestre H/A
1 HISTÓRIA, IDENTIDADE E ALTERIDADE 40
2 HISTÓRIA MEDIEVAL ORIENTAL 80
3 HISTÓRIA MEDIEVAL OCIDENTAL 80
4 HISTÓRIA DA ARTE II 40
5 METODOLOGIA DE ESTUDOS E TEXTUAL ACADÊMICA II 40
6 ESTUDOS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 40
7 EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80
# Carga Horária Total 400h
# 30 Semestre H/A
1 HISTÓRIA MODERNA I (SÉCULOS XV E XVI) 80
2 HISTÓRIA DA AMÉRICA I (POVOS ORIGINÁRIOS DA AMÉRICA LATINA) 80
3 HISTÓRIA DA AMÉRICA DO NORTE (SÉC. XVI AO XVIII) 40
4 HISTÓRIA DO BRASIL I (HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA E AFRICANA) 80
5 HISTÓRIA E GEOGRÁFIA HUMANA 40
6 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40
7 DIDÁTICA: CONCEPÇÃO, ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS 40
# Carga Horária Total 400h
# 40 Semestre H/A
1 HISTÓRIA MODERNA II SÉCULOS XVII E XVIII 40
2 HISTÓRIA DA AMÉRICA II (ESTRUTURA COLONIAL ESPANHOLA) 40
3 HISTÓRIA DO BRASIL II (EMPRESA COLONIAL, EXPANSÃO TERRITORIAL E DECLÍNIO DA MINEIRAÇÃO) 80
4 HISTÓRIA E ESPAÇO GEOGRÁFICO 40
5 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 40
6 EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO E DIVERSIDADE 40
7 TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO 40
8 AVALIAÇÃO E CURRÍCULO 80
# Carga Horária Total 400h
# 50 Semestre H/A
1 HISTÓRIA CONTEMPORNEA I (REVOLUÇÕES E IMPERIALISMO) 80
2 HISTÓRIA DA AMÉRICA III (INDEPENDENCIAS -SEC. XVIII-XIX) 80
3 HISTÓRIA DO BRASIL III (CRISE, REVOLTAS COLONIAIS, INDEPENDÊNCIA E IMPÉRIO) 80
4 HISTÓRIA E URBANIDADE: ABORDAGENS GEO-HISTÓRICAS 40
5 ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO 40
6 PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 40
7 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 40
# Carga Horária Total 400h
# 60 Semestre H/A
1 HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II (DA BELLE EPOQUE À 2ª GUERRA MUNDIAL) 40
2 HISTÓRIA E RURALIDADE BRASILEIRA: ABORDAGENS GEO-HISTÓRICAS 40
3 HISTÓRIA DO BRASIL IV (1889-1945) 80
4 HISTÓRIA DA AMÉRICA IV (CAUDILHISMO E LUTAS SOCIAIS) 80
5 HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA I 80
6 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 80
# Carga Horária Total 400h
# 70 Semestre H/A
1 HISTÓRIA CONTEMPORNEA III (GUERRA FRIA) 40
2 HISTÓRIA DA AMÉRICA V (SUBDESENVOLVIMENTO E IMPERIALISMO) 40
3 HISTÓRIA DO BRASIL V (1946-1988) 80
4 HISTÓRIA E CULTURA BRASILEIRA II 40
5 MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMÔNIO HISTÓRICO 80
6 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA: ENSINO FUNDAMENTAL II, MÉDIO E EJA 80
7 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 40
# Carga Horária Total 400h
# 80 Semestre H/A
1 HISTÓRIA GERAL DO TEMPO PRESENTE (NOVA ORDEM MUNDIAL, NEOLIBERALISMO E SOCIEDADE) 40
2 HISTÓRIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS 80
3 HISTÓRIA DO BRASIL VI (ECONOMIA E SOCIEDADE NEOLIBERAL) 80
4 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 80
5 GESTÃO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO 40
6 LIBRAS 40
7 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 40
# Carga Horária Total 400h
até 50% desconto até 50% desconto
R$ 500,00

Não perca essa oportunidade para iniciar seu curso de graduação. Conclua o Vestibular Online de 2022 e, nosso Serviço Social está de portas abertas para que você possa solicitar sua bolsa.

Infraestrutura

Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição

Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².

Localização

Encontre facilmente a FIG-UNIMESP por meio do Google Maps