Educacao Física

Curso Presencial - Campus Vila Rosália

Educacao Física | Licenciatura Presencial

O Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário FIG-UNIMESP, tem por objetivo habilitar o futuro professor que poderá atuar na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), tanto na escola pública quanto na particular, abordando conhecimentos e conteúdos relacionados à cultura das práticas corporais (esportes, lutas, danças, jogos e ginásticas), estas compreendidas como linguagens, formas de comunicação e expressão.
O curso possibilita o desenvolvimento pessoal e sociocultural do discente, assim como a formação consistente no campo da educação e, por conseguinte, da Educação Física escolar, favorecendo a apropriação de conhecimentos específicos da área da Educação Física, da Educação, da Saúde e de áreas afins, além do domínio de competências de natureza científica, técnica, tecnológica e artística, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
O curso de Educação Física do Centro Universitário FIG-Unimesp, que iniciou suas atividades nos anos 70, tem longa tradição como formador de professores, cujos trabalhos já são sobejamente conhecidos pela comunidade da região. Em sua formação os alunos dos cursos de licenciatura abordam o conhecimento do corpo humano morfológica e fisiologicamente, em sua dimensão psicomotora e nos domínios cognitivos e sociais, além dos aspectos pedagógicos, resultando em diversas alternativas de trabalho.

Perfil do Egresso

O perfil delineado para o profissional a ser formado pelo curso superior de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo está alicerçado em sólidos conhecimentos das áreas de estudos, proporcionando ao seu egresso um embasamento teórico-prático promovendo a inter-relação do conhecimento com a realidade do trabalho e favorecendo a formação e a capacitação profissional dos alunos do Curso.
O perfil do profissional que a FIG-UNIMESP se propõe a formar está evidentemente condicionado às demandas que a educação básica apresenta.
Para tanto, o profissional deverá ter uma formação pessoal, social e cultural que favoreça o desenvolvimento das capacidades de reflexão, autonomia, cooperação e participação, de interiorização de valores, de percepção de princípios, de relação interpessoal e de abertura às diversas formas da cultura contemporânea, capacidades e valores essenciais ao exercício da profissão de professor. Essa formação deve incluir ainda a apropriação das tecnologias da informação e da comunicação, tendo em vista que computadores e outros recursos tecnológicos fazem parte da vida das pessoas neste século XXI. A formação de um profissional de educação deve estimular o discente a aprender o tempo todo e a investir em sua formação continuada.
O profissional deverá ter uma profícua formação científica, tecnológica, técnica e artística, pois sem ter se apropriado com bom grau de competência dos conhecimentos/conteúdos que deverá ensinar, não será possível exercer de modo adequado o seu papel de professor. Também deverá ter uma formação consistente no campo da educação, apropriando-se das contribuições da Pedagogia e das demais Ciências da Educação. A reflexão sobre os problemas educacionais e as contribuições da investigação realizada pela Didática e pelas outras áreas de intervenção da Educação são, obviamente, elementos essenciais na constituição da profissionalização docente. Essa exigência tem especial sentido quando verificamos que, hoje em dia, um professor deve ser cada vez mais um educador, no sentido mais amplo da palavra, e cada vez menos um mero instrutor, reprodutor de informação.
O profissional deverá ter uma formação prática. Além de conhecer teorias, perspectivas e resultados de investigação, deverá ser capaz de construir soluções adequadas para os diversos aspectos da sua ação profissional, o que requer não só a capacidade de mobilização e articulação de conhecimentos teóricos, mas também a capacidade de lidar com situações concretas do cotidiano da intervenção pedagógica na escola.
Esse profissional também deverá ter uma formação que lhe permita desenvolver capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e de investigação pedagógica, no sentido de tornar-se “investigador da sua própria prática”. O professor não é um técnico, nem um simples transmissor de conhecimento, mas um profissional que deve ser capaz de identificar os problemas que surgem na sua atividade cotidiana, procurando construir soluções adequadas. Para tanto, é necessário que tal profissional possua competências significativas para o domínio da análise crítica de situações concretas, assim como na produção de novos conhecimentos, no sentido da transformação.

# 10 Semestre H/A
1 ANATOMIA I 40
2 ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS 40
3 BIOLOGIA GERAL 40
4 GINÁSTICA GERAL I 40
5 HANDEBOL I 40
6 NATAÇÃO I 40
7 RECREAÇÃO E LAZER I 40
8 PSICOLOGIA I 40
9 OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 40
10 PRÁTICA DE ENSINO I: (Escola, família e Comunidade) 40
# Carga Horária Total 400h
# 20 Semestre H/A
1 ANATOMIA II 40
2 ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: DANÇAS COREOGRAFADAS 40
3 FISIOLOGIA HUMANA 40
4 FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES 40
5 GINÁSTICA GERAL II 40
6 HANDEBOL II 40
7 NATAÇÃO II 40
8 RECREAÇÃO E LAZER II 40
9 PSICOLOGIA II 40
10 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
11 PRÁTICA DE ENSINO II (abordagens da Educação Física Escolar) 40
# Carga Horária Total 440h
# 30 Semestre H/A
1 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR I 40
2 ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: DANÇAS FOLCLÓRICAS E REGIONAIS I 40
3 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA I 40
4 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I 40
5 PRIMEIROS SOCORROS E URGÊNCIAS 40
6 FUTSAL 40
7 DIREITOS HUMANOS, ÉTICA E CIDADANIA 40
8 DIDÁTICA I 40
9 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 80
10 PRÁTICA DE ENSINO III (Ênfase em Educação Física Infantil) 80
# Carga Horária Total 440h
# 40 Semestre H/A
1 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR II 40
2 ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS: DANÇAS FOLCLÓRICAS E REGIONAIS II 40
3 ATLETISMO I 40
4 CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA II 40
5 FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO II 40
6 FUTEBOL 40
7 GINÁSTICA ARTÍSTICA I 40
8 DIDATICA II (aplicada a educação física) 40
9 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 80
10 PRÁTICA DE ENSINO IV (ênfase ensino fundamental: anos iniciais) 80
# Carga Horária Total 440h
# 50 Semestre H/A
1 ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PÚBLICA 40
2 ATLETISMO II 40
3 BASQUETEBOL I 40
4 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 40
5 GINÁSTICA ARTÍSTICA II 40
6 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 40
7 VOLEIBOL I 40
8 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO I 40
9 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
10 PRÁTICA DE ENSINO V ( Ênfase ensino fundamental anos finais) 80
11 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 100
# Carga Horária Total 540h
# 60 Semestre H/A
1 BASQUETEBOL II 40
2 VOLEIBOL II 40
3 CINEANTROPOMETRIA 40
4 GINÁSTICA RÍTMICA 40
5 MÉTODOS DE ESTUDO E PESQUISA 40
6 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO II 40
7 PRÁTICAS CURRICULARES E AVALIAÇÃO 40
8 PROJETOS EDUCACIONAIS MULTIDISCIPLINARES 40
9 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
10 PRÁTICA DE ENSINO VI (Ênfase ensino médio) 40
11 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 100
# Carga Horária Total 540h
# 70 Semestre H/A
1 ARTES MARCIAIS E LUTAS I 40
2 ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA I 40
3 DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL 40
4 ESPORTE DE AVENTURA I 40
5 PRINCÍPIO DO TREINAMENTO FÍSICO 40
6 ORGANIZAÇÃO DE CAMPEONATOS E EVENTOS ESPORTIVOS 40
7 NUTRIÇÃO 40
8 LIBRAS 80
9 INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA – TCC I 40
10 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
11 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 100
# Carga Horária Total 540h
# 80 Semestre H/A
1 ARTES MARCIAIS E LUTAS II 40
2 ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA II 40
3 ESPORTE DE AVENTURA II 40
4 PSICOMOTRICIDADE E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM 40
5 INICIAÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA – TCC II 40
6 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA DOCENTE 40
7 ORGANIZAÇÃO DE CAMPEONATOS E EVENTOS ESPORTIVOS II 40
8 PRÁTICAS ALTERNATIVAS CORPORAIS 40
9 TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO e ED. FÍSICA 40
10 ATIVIDADES COMPLEMENTARES 40
10 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 100
# Carga Horária Total 540h

Coordenação

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Infraestrutura

Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição

Atlética: Organizada por alunos da faculdade, a Atlética promove atividades esportivas. Os times da FIG–Unimesp participam constantemente de diversos campeonatos.
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 27.175,33m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,00m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².

Localização

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