Ebooks

Conheça nossas publicações! Faça o download e desfrute dos conteúdos!

Pedagogia em Destaque

A utilização da brinquedoteca no processo educacional

O Curso de Licenciatura em Pedagogia apresenta a segunda edição do E-BOOK - Pedagogia em Destaque que reúne artigos escritos a partir das vivências teóricas e práticas de suas autoras nos espaços da Brinquedoteca Modelo FIG-UNIMESP, concebidos como espaços pedagógicos mais propicio à inclusão do brincar, da brincadeira e da formação docente, caracterizando-se como um espaço singular ao processo de ensino-aprendizado. Em função disso, a brinquedoteca Modelo FIG-UNIMESP vai além do se pode esperar, já que se mostra relevante para o desenvolvimento integral dos estudantes e docentes. Assim, em sua segunda edição, o E-BOOK - Pedagogia em Destaque coloca em discussão a utilização da brinquedoteca no processo educacional, trazendo como temática norteadora o brincar. Ao postular o papel da brinquedoteca na formação docente e no ensino-aprendizado, deseja-se tornar evidente a sua utilização e inegável contribuição para o processo educacional, visto a sua capacidade de resgatar o lúdico, conectando elementos revelados nas relações pessoais, no respeito mútuo e no compartilhamento de vivências reveladas por conhecimentos que fortalecem a liberdade para criar, imaginar e pesquisar.

Profa. Dra. Felipa Pacífico Ribeiro de Assis Silveira Bárbara Dantas de Oliveira Claudia Rosa dos Santos Taynara Caroline dos Santos Custodio Érica Grabriela Pereira da Silva Tatiane Sabino Napolitano.

Pedagogia em Destaque

O uso da tecnologia no atual contexto educacional

No sentido de divulgar os trabalhos de ensino e pesquisa realizados nos espaços escolares pelos alunos (as) em formação e de seus professores, o Curso de Pedagogia do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP, apresenta em sua primeira edição o E-BOOK - Pedagogia em Destaque, com ênfase em trabalhos de pesquisa ou relatos de experiências desenvolvidos na e com a escola de Educação Básica. Para esta primeira edição, o tema escolhido foi “O uso da tecnologia no atual contexto educacional”. A escolha centrou em duas condições fundamentais: a primeira, de que as tecnologias se constituem em importantes ferramentas de ensino e aprendizagem; a segunda, por fortalecer a importância da reflexão sobre as práxis pedagógicas, subsidiadas pelas tecnologias, no contexto da pandemia que resultou em isolamento social e fechamento das instituições de ensino. Com isso, ocorreram mudanças metodológicas e logísticas para o atendimento das novas demandas do ensino não presencial, podendo ser exemplificadas através das aulas remotas, do uso das plataformas digitais e demais ferramentas tecnológicas que passaram a ditar novas maneiras de ensinar e aprender, demostrando assim, a potencialidade da tecnologia na educação no âmbito da pesquisa, da orientação e da docência.

Fernanda Panzeri Vidal Patrícia Irene de Souza Anderson Silva de Queiroz Adriana Henrique de Souza silva Luciene Santos Araújo Moreira Silvana de Oliveira Santos Alves (Org) Prof.ª. Dra. Felipa Silveira.