Pedagogia | Licenciatura EaD
- Curso
- Matriz Currícular
- Coordenação
- Valores
- Plataforma EaD
- Infraestrutura
- Localização
- Inscrição / Transferência
Nos últimos anos as bases legais nas licenciaturas para a formação de professores sofreram varias reformulações que motivaram a reflexão sobre o papel das instituições formadoras na construção de uma escola cidadã e de qualidade. A preocupação em relação aos novos meios tecnológicos de informação, às competências e dimensões técnicas, estéticas, políticas do educador motivou esta Instituição de ensino superior a reestruturar a matriz curricular do Curso Superior de Graduação em Pedagogia.
Partindo do pressuposto que a educação é uma prática social e se exerce pela experiência humana histórica, convém entender a prática escolar como um recorte deste universo mais amplo. No interior das práticas escolares está inserida a docência. Esta entendida como a competência para remeter o conhecimento à prática a ao conjunto das situações que enfrenta o profissional da educação no cotidiano escolar e não-escolar, é para atuar neste lócus específico que oferecemos a formação de professores no Curso de Pedagogia: Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Diferencial
A Universidade possui um Campus com mais de 30000m2 de área, auditórios para mais de 1200 pessoas, salas amplas e bibliotecas com acervos físicos e virtuais com milhares de títulos atualizados e de fácil acesso para pesquisas e consultas complementares sugeridas na bibliografia das ementas e do plano de aula.
Inserido neste universo cultural e acadêmico, o Curso de Pedagogia oferecido pela FIG –UNIMESP, tanto no curso presencial ou na modalidade EaD, apresenta uma grade curricular moderna e atualizada, além de manter um corpo docentes formado por Doutores, Mestres e Especialistas atuantes na profissão de pedagogo e em suas pesquisas e trabalhos correlatos aos ambientes escolares.
O ponto forte do curso de Pedagogia é a representatividade dos profissionais formados e que se destacam no mercado de trabalho, apresentando conhecimento, preparo e um excelente repertório de atuação profissional e acadêmica.
Mercado
O profissional formado em Pedagogia, poderá atuar em ambientes escolares, e não escolares. Contudo, a ideia mais evidenciada do curso tende para os ambientes escolares e, sobretudo, independentemente do ambiente, objetiva facilitar, melhorar e incrementar os processos de ensino aprendizagem de crianças, jovens e também adultos.
Em todo o mundo, o campo de atuação do profissional é bastante amplo e segundo a nota do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - é uma das profissões com maior empregabilidade no Brasil e sua faixa salarial, fica entre R$ 2.000,00, valor apresentado pela mediana da pesquisa do portal “salário” e o teto salarial de R$ 7.635,62, sendo que R$ 2.816,18 é a média do piso salarial 2021, em regime CLT de todo o Brasil.
Após os oito semestres de estudos e formado, o pedagogo, no Brasil, poderá atuar em várias áreas. A seguir, confira alguns exemplos da diversidade de possibilidades que o pedagogo poderá desenvolver atividades profissionais.
• Escolas Públicas e privadas: atuar como professor até o 5º ano, como coordenador pedagógico da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio, como orientador educacional, diretor e até mesmo supervisor de Ensino.
• Nas editoras na produção e revisão de materiais didáticos;
• Em Hospitais articulando a formação das crianças e adolescentes internados, proporcionando momentos de diversão e aprendizado, objetivando também o cuidado com o apoio emocional das crianças e familiares. Atua também, na Reorganização e planejamento das ações pedagógicas durante a internação entre a escola e o hospital a fim de possibilitar a continuidade ao desenvolvimento educativo do aluno, nas diversas situação de tratamento médico e durante toda sua recuperação.
• Nos Meios de Comunicação, supervisionando e produzindo conteúdo específico ao público infantil para programas e projetos educacionais e de apoio didático pedagógico para programas de rádio, de TV, Blogs, Vídeo aulas, canais educativos, jornais e revistas.
• ONGs e órgãos públicos: atuar em empresas e no setor público na coordenação e organização de projetos de programas sociais educativos objetivando o desenvolvimento da comunidade, inclusive, na esfera municipal, estadual e federal.
Perfil do Egresso
O perfil do profissional que nossa instituição se propõe a formar está condicionado às demandas que a educação básica apresenta e à concepção e princípios metodológicos da formação de professores delineados pelo ISE, buscando colocar em prática as competências e habilidades profissionais, indicadas acima, como eixos norteadores de uma formação básica comum.
Para tanto, o profissional deverá ter uma formação pessoal, social e cultural que favoreça o desenvolvimento de capacidades de reflexão, autonomia, cooperação e participação, a interiorização de valores, capacidades de percepção de princípios, de relação interpessoal e de abertura às diversas formas da cultura contemporânea, capacidades e valores essenciais ao exercício da profissão.
Esse profissional deverá ter uma formação prática. Além de conhecer teorias, perspectivas e resultados de investigação, deverá ser capaz de construir soluções adequadas para os diversos aspectos da sua ação profissional, o que requer não só a capacidade de mobilização e articulação de conhecimentos teóricos, mas também a capacidade de lidar com situações concretas, além de uma formação que lhe permita desenvolver capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e de investigação pedagógica.
# | 10 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Pedagogia: cenários e campos de atuação | 60 |
2 | História da Educação | 60 |
# | Carga Horária Total | 120h |
# | 20 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Sociologia e Filosofia da Educação | 60 |
2 | Psicologia da Educação | 60 |
3 | Atividade Prática Integradora | 60 |
# | Carga Horária Total | 170h |
# | 30 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Educação Inclusiva | 60 |
2 | Educação, Sociedade, cultura e cidadania | 60 |
# | Carga Horária Total | 120h |
# | 40 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Políticas Educacionais para a Educação Básica | 60 |
2 | A formação docente e a função social na escola | 60 |
3 | Atividade Prática Integradora | 50 |
# | Carga Horária Total | 170h |
# | 50 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Pesquisa em educação | 60 |
2 | Currículo e Desafios Contemporâneos | 60 |
# | Carga Horária Total | 120h |
# | 60 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Legislação educacional e a BNCC | 60 |
2 | Bases da Oralidade e da Escrita no Ensino Superior | 60 |
3 | Atividade Prática Integradora | 50 |
# | Carga Horária Total | 170h |
# | 70 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Educação infantil | 60 |
2 | Ensino fundamental de 9 anos | 60 |
# | Carga Horária Total | 120h |
# | 80 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Planejamento educacional e prática pedagógica | 60 |
2 | Didática | 60 |
3 | Atividade Prática Integradora | 50 |
# | Carga Horária Total | 170h |
# | 90 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Alfabetização e letramento | 60 |
2 | Avaliação da Aprendizagem | 60 |
# | Carga Horária Total | 120h |
# | 100 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Fundamentos e metodologias das linguagens | 60 |
2 | Fundamentos e metodologias do ensino da matemática | 60 |
3 | Atividade Prática Integradora | 50 |
# | Carga Horária Total | 1700h |
# | 110 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Fundamentos e metodologias do ensino em ciências da natureza | 60 |
2 | Fundamentos e metodologias do ensino em ciências humanas | 60 |
3 | Estágio em Pedagogia: Educação infantil | 150 |
# | Carga Horária Total | 270h |
# | 120 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Gestão escolar | 60 |
2 | Educação de jovens e adultos | 60 |
3 | Psicopedagogia | 60 |
4 | Atividade Prática Integradora | 50 |
# | Carga Horária Total | 230h |
# | 130 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Pedagogia em espaços não-escolares | 60 |
2 | Literatura infantojuvenil | 60 |
3 | Estágio em Pedagogia: Ensino Fundamental | 150 |
# | Carga Horária Total | 270h |
# | 140 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Educação e ludicidade | 60 |
2 | Psicomotricidade e movimento | 60 |
5 | Atividade Prática Integradora | 50 |
# | Carga Horária Total | 170h |
# | 150 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Cultura e meio ambiente | 60 |
2 | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 60 |
3 | Empreendedorismo | 60 |
4 | Estágio em Pedagogia: Gestão Escolar | 50 |
# | Carga Horária Total | 230h |
# | 160 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Educação para diversidade | 60 |
2 | Metodologias ativas na Educação Básica | 60 |
3 | Tecnologias educacionais | 60 |
4 | Estágio em Pedagogia: Espaços Escolares e Não Escolares | 50 |
5 | Atividade Prática Integradora | 50 |
# | Carga Horária Total | 220h |
# | Pedagogia EaD | H/A |
---|---|---|
# | Carga Horária Total do Curso | 3.200h |
Coordenação
Caso precise falar com a coordenação do curso, utilize o e-mail abaixoHenri Carvalho
CoordenadorNão perca essa oportunidade para iniciar seu curso de graduação.
Plataforma EaD
Navegue com a gente na grande onda do Ensino Conectado!
Com uma metodologia moderna e fácil de estudar, o Ensino na Modalidade EaD está revolucionando o Ensino Superior no Brasil, pois sem horários e locais fixos para estudar, os alunos ficam livres para acompanhar os estudos nos horários mais convenientes. A flexibilização é uma das características que os alunos podem apreciar, conseguindo assim conciliar estudo e trabalho. Outra vantagem do Ensino na Modalidade EaD, além da inserção total na inovação tecnológica, os discentes não perdem nada do conteúdo, o mesmo fica disponível no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, podendo ser acessado a qualquer momento.
A interação é outro ponto forte! O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP, conta com uma equipe de tutores para ajudá-los nas resoluções de questões e dúvidas. Há chats e fóruns para discussões com os colegas de turma.
Porém, como qualquer curso de outra modalidade, os cursos na Modalidade EaD também tem prazos para entrega de trabalhos e realizações das provas. O diploma emitido por um Curso Superior à Distância vale tanto quanto o Presencial, o que importa é se a Instituição tem a autorização do Mec – Ministério da Educação e Cultura e, com isso, você não precisa se preocupar! O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo foi credenciado na Modalidade EaD com nota máxima.
E porque escolher o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP para estudar?
Além de ter sido o pioneiro no Ensino Superior, na cidade de Guarulhos, desde 1965, vem cumprindo o seu papel de responsabilidade social, educando e formando excelentes profissionais, oferecendo-lhes experiências incomparáveis com uma dedicação duradoura, sempre primando pela busca da excelência em sua tão dedicada e prestimosa missão!
Observação importante:
Segundo Art. 4º do decreto 9.057, de 25 de maior de 2017, as atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.
EaD FIG-UNIMESP
Infraestrutura
Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².