Educação Física | Bacharelado EaD
- Curso
- Matriz Currícular
- Coordenação
- Valores
- Plataforma EaD
- Infraestrutura
- Localização
- Inscrição / Transferência
Mente sã, em corpo saudável – Especialmente em um país tropical, rico em sol e atividade ao ar livre, o provérbio latino” Mens sana in corpore sano” parece ter sido feito para cá. O jovem brasileiro se encanta com as manifestações expressivas do corpo humano, na praia, através do esporte, da dança, das apresentações de ginástica, dos esportes radicais e tantas outras, intensamente veiculadas pela mídia televisada.
Trabalhar em Educação Física nos tempos atuais, é uma vocação para todos, especialmente para os jovens, motivados a entender a relação entre corpo, mente, bem-estar e qualidade de vida. A ciência esportiva tem uma abrangência descomunal: pode estar na empresa, auxiliando o potencial físico para o trabalho e evitando o estresse excessivo, junto aos hospitais na recuperação de pós-enfartados e outros.
O egresso pode atuar como personal em sua residência ou na sua academia preferida ou nas escolas, públicas ou particulares, podendo ajudar a combater obesidade etc. O curso de Educação Física do Centro Universitário FIG-Unimesp, que iniciou suas atividades nos anos 70, tem longa tradição como formador de professores, técnicos e orientadores, cujos trabalhos já são sobejamente conhecidos pela comunidade da região. Em sua formação os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura abordam o conhecimento do corpo humano morfológica e fisiologicamente, em sua dimensão psicomotora e nos domínios cognitivos e sociais, os desportos, suas regras e técnicas, resultando em diversas alternativas de trabalho.
Os objetivos do Curso de Bacharelado em Educação Física são totalmente coerentes com o perfil do profissional que se deseja formar e seguem as políticas dos documentos oficiais do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo. Tal coerência expressa uma diretriz de ação acessível ao conhecimento da comunidade interna e é verificada em todas as competências e habilidades estabelecidas no perfil do egresso e nas políticas constantes nos citados documentos oficiais. Ademais, os objetivos do curso atendem às exigências da formação de competências intelectuais (conhecimentos, habilidades e hábitos) e humanas (valores, significados e desejos), em consonância com o perfil do egresso e com as políticas institucionais estabelecidas.
O bacharel em Educação Física deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente, no contexto específico da área e no aspecto sociocultural da sociedade, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.
Para o desenvolvimento desse perfil profissional, o Curso oferece possibilidades de apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão, que permitem ao graduando um domínio de competências de natureza técnico-instrumental, estruturadas a partir de uma atitude crítico-reflexivo.
O aluno tem uma participação ativa na sua própria aprendizagem, estruturando racionalmente os conhecimentos que vai adquirindo, entrelaçando o que lhe é transmitido com o que ele próprio procura. Com isso, o ensino passa obrigatoriamente a ser mais do que transmissão de conhecimento. É, também, o facultar de processos e ferramentas para esse papel ativo do aluno. Em síntese, a atenção principal na ação educativa transfere-se, em grande, parte, do ensino para a aprendizagem.
Nessa perspectiva, muda o papel do professor. Mais do que transmissor de conhecimento, é um facilitador da aprendizagem.
Mercado
O campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento humano intencional, através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais ou não formais, tais como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação e outras. Esse campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares, onde são consideradas as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.
Considerando esses elementos, o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo prepara os seus discentes de maneira que, ao final do curso, os alunos tenham capacidade para:
• Ter uma visão generalista, humanista, crítica e reflexiva;
• Exercer a profissão com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético;
• Estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e sociocultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural, de modo a distinguir e apreender as diferentes manifestações e expressões de Atividade Física/Movimento Humano.
Perfil do Egresso
O perfil delineado para o profissional a ser formado pelo curso superior de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo está alicerçado em sólidos conhecimentos das áreas de estudos, proporcionando ao seu egresso um embasamento teórico-prático promovendo a inter-relação do conhecimento com a realidade do trabalho e favorecendo a formação e a capacitação profissional dos alunos do Curso.
# | 10 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Educação física: história, cenário e campo de atuação | 80 |
2 | Abordagens Metodológicas do Ensino da Educação Física | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 20 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Bioquímica geral | 80 |
2 | Futebol e Futsal | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 80 |
# | Carga Horária Total | 240h |
# | 30 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Desenvolvimento e aprendizagem motora | 80 |
2 | Fisiologia Humana | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 40 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Anatomia humana | 80 |
2 | Fisiologia do exercício | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 80 |
# | Carga Horária Total | 240h |
# | 50 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Cinesiologia | 80 |
2 | Primeiros socorros | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 60 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Manifestação da ginástica | 80 |
2 | Voleibol | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 80 |
# | Carga Horária Total | 240h |
# | 70 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Handebol e Basquetebol | 80 |
2 | Medidas e avaliação na Educação Física | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 80 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Metodologia científica | 80 |
2 | Esportes Adaptados | 80 |
3 | Atividade Prática Integradora | 80 |
# | Carga Horária Total | 240h |
# | 90 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Musculação | 60 |
2 | Atividades Aquáticas | 60 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 100 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Psicologia do Esporte | 60 |
2 | Treinamento físico para populações especiais | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 110 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Práticas de condicionamento físico | 80 |
2 | Treinamento Desportivo | 80 |
# | Carga Horária Total | 160h |
# | 120 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Biomecânica | 80 |
2 | Ginástica Laboral e Postural | 80 |
3 | Estágio Supervisionado da Prática em Educação Física - Práticas de Condicionamento Físico | 128 |
# | Carga Horária Total | 288h |
# | 130 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Gestão do esporte e Lazer | 80 |
2 | Nutrição Esportiva | 80 |
3 | Estágio Supervisionado da Prática em Educação Física - Treinamento Desportivo | 128 |
# | Carga Horária Total | 288h |
# | 140 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Esportes de Combate | 80 |
2 | Estágio Supervisionado da Prática em Educação Física - Grupos Especiais / Reabilitação | 128 |
# | Carga Horária Total | 208h |
# | 150 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Epidemiologia e Saúde Pública | 80 |
2 | Estágio Supervisionado da Prática em Educação Física - Recreação e Lazer | 128 |
# | Carga Horária Total | 208h |
# | 160 Módulo | H/A |
---|---|---|
1 | Empreendedorismo | 240 |
2 | Estágio Supervisionado da Prática em Educação Física V - Atividades Aquáticas | 128 |
# | Carga Horária Total | 208h |
# | Bacharelado Educação Física EaD | H/A |
---|---|---|
# | Atividades Complementares | 200h |
# | Carga Horária Total do Curso | 3.380h |
Coordenação
Caso precise falar com a coordenação do curso, utilize o e-mail abaixoSidnei Santos
CoordenadorNão perca essa oportunidade para iniciar seu curso de graduação.
Plataforma EaD
Navegue com a gente na grande onda do Ensino Conectado!
Com uma metodologia moderna e fácil de estudar, o Ensino na Modalidade EaD está revolucionando o Ensino Superior no Brasil, pois sem horários e locais fixos para estudar, os alunos ficam livres para acompanhar os estudos nos horários mais convenientes. A flexibilização é uma das características que os alunos podem apreciar, conseguindo assim conciliar estudo e trabalho. Outra vantagem do Ensino na Modalidade EaD, além da inserção total na inovação tecnológica, os discentes não perdem nada do conteúdo, o mesmo fica disponível no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, podendo ser acessado a qualquer momento.
A interação é outro ponto forte! O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP, conta com uma equipe de tutores para ajudá-los nas resoluções de questões e dúvidas. Há chats e fóruns para discussões com os colegas de turma.
Porém, como qualquer curso de outra modalidade, os cursos na Modalidade EaD também tem prazos para entrega de trabalhos e realizações das provas. O diploma emitido por um Curso Superior à Distância vale tanto quanto o Presencial, o que importa é se a Instituição tem a autorização do Mec – Ministério da Educação e Cultura e, com isso, você não precisa se preocupar! O Centro Universitário Metropolitano de São Paulo foi credenciado na Modalidade EaD com nota máxima.
E porque escolher o Centro Universitário Metropolitano de São Paulo FIG-UNIMESP para estudar?
Além de ter sido o pioneiro no Ensino Superior, na cidade de Guarulhos, desde 1965, vem cumprindo o seu papel de responsabilidade social, educando e formando excelentes profissionais, oferecendo-lhes experiências incomparáveis com uma dedicação duradoura, sempre primando pela busca da excelência em sua tão dedicada e prestimosa missão!
Observação importante:
Segundo Art. 4º do decreto 9.057, de 25 de maior de 2017, as atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.
EaD FIG-UNIMESP
Infraestrutura
Uma rica relação de espaços, recursos e serviços à sua disposição
Anfiteatro Guimarães Rosa e auditório Abílio Baeta Neves: destinados à apresentação de trabalhos dos alunos, eventos, palestras, colações de grau etc. esses espaços comportam 1.400 pessoas simultaneamente. Devido a sua ótima infraestrutura, frequentemente são cedidos a eventos de interesse da comunidade, como apresentações artísticas e culturais.
Área física: a FIG–Unimesp possui um conjunto de edifícios, a maioria térreos, totalizando 21.230,50m² construídos, além dos 736,00 metros lineares relativos a muros, 274,00 metros lineares de muros de arrimo, 2.247,00m² de calçadas perimetrais e 28.869,50m² de terreno, apresentando diversos níveis e circundado pela Avenida São Luiz, Rua Mozart, Rua Rio Grande e Rua Dr. Sólon Fernandes, no bairro de Vila Rosália, em Guarulhos.
Próximo ao campus, a instituição ocupa alguns prédios que totalizam uma área construída de 610,08m², além de um terreno na confluência da Rua Dr. Sólon Fernandes com a Rua Rio Grande. Nesse local foram edificadas uma quadra poliesportiva e uma quadra de voleibol, ambas cobertas e um edifício de dois pavimentos com vestiários, sanitários masculino e feminino e uma sala de aula, totalizando uma área de 1.320m².